Editorial: Comunicação e Cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.381

Palavras-chave:

Néstor García Canclini, Comunicação e Cidadania

Resumo

Às vésperas da virada entre séculos, Néstor García Canclini (1995) identificou no consumo um fator de crescente importância no ordenamento social vigente, notadamente em países de regiões periféricas como o nosso. Sua provocação aproximava a comunicação de massa e o consumo ao âmbito – eminentemente político – da cidadania. Em pleno avanço da globalização econômica e da mundialização da cultura, postulava o reconhecimento da cidadania cultural engendrada em práticas que muitas vezes extrapolavam fronteiras regionais e nacionais, bem como a aceitação do espaço público atual como algo que “transborda a esfera das interações políticas clássicas”.

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Biografia do Autor

Gisela Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP

Gisela G S Castro é doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós doutorado em Sociologia no Goldsmiths College, University of London. Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo, coordena o GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo e o GT Comunicação, Consumo e Subjetividade do COMUNICON (Congresso Internacional em Comunicação e Consumo).
Sua pesquisa atual versa sobre tema mídia, consumo, envelhecimento e longevidade, sendo que seus interesses recaem também sobre os modos de sociabilidade e a produção de subjetividades promovidas nas redes sociais online.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Castro, G. (2023). Editorial: Comunicação e Cidadania. ALCEU, 23(50), 4–7. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.381

Edição

Seção

Editorial