Um cinema do presente
Debate sobre ‘Shoah’, de Claude Lanzmann
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed57.2025.538Palavras-chave:
Shoah, Claude Lanzmann, João Moreira Salles, Eduardo Coutinho, Eduardo EscorelResumo
Em 26 de outubro de 2012, o Instituto Moreira Salles lançou uma coleção de DVDs que teve como primeiro título Shoah, documentário de Claude Lanzmann sobre o extermínio sistemático dos judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial. Por ocasião do lançamento, realizou-se no Instituto Moreira Salles (IMS) do Rio de Janeiro um debate entre João Moreira Salles, Eduardo Coutinho e Eduardo Escorel. A Revista Alceu apresenta uma transcrição parcial desse debate, a fim de enriquecer as discussões promovidas pelo dossiê “Shoah, 40 anos: reverberações no tempo presente”, organizado por Ilana Feldman e Rafael Tassi Teixeira.
Downloads
Referências
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Tradução de Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. São Paulo: Editora 34, 2020.
FELDMAN, Ilana. De “Holocausto” (1978) a “Chernobyl” (2019): O que pode o audiovisual face a um passado traumático e a um futuro ameaçado? Alceu, v. 21 n. 43 (2021). https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.221.
WIEVIORKA, Annette. L’ére du témoin. Paris: Plon, 1998, 189 p.
O debate integral está disponível no canal do Instituto Moreira Salles no YouTube: www.youtube.com/watch?v=87ZloNfiwSU
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALCEU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
