O fenômeno da pós-verdade

Uma revisão de literatura sobre suas causas, características e consequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed41.2020.79

Palavras-chave:

Pós-verdade, Notícias falsas, Nacionalpopulismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o fenômeno da pós-verdade, a partir de uma sistematização de trabalhos realizados por diferentes autores de diferentes ciências e países. Essa sistematização está estruturada da seguinte forma: primeiro, são apresentados alguns fatores relacionados com as causas que produziram o fenômeno; a seguir, são apresentadas algumas de suas características; ao final, são identificadas algumas de suas consequências ou implicações. Conclui-se que o fenômeno precisa ser compreendido além de sua dimensão tecnológica ou de ações individuais: ele precisa ser entendido como uma cultura, uma mentalidade, associada a outros fenômenos como o declínio da razão, da valorização da democracia, do multiculturalismo e o crescimento da cultura do ódio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal (2011) e pela Universidad de Salamanca, Espanha (2019).

Publicado

02.10.2020

Como Citar

Ávila Araújo, C. A. (2020). O fenômeno da pós-verdade: Uma revisão de literatura sobre suas causas, características e consequências. Revista ALCEU, 20(41), 35–48. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed41.2020.79

Edição

Seção

Dossiê Narrativas midiáticas: tempo presente e história cultural