Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • 2. A revista ALCEU aceita a submissão de originais escritos por doutores. Doutorandos e mestres serão aceitos somente em co-autoria com doutores.
  • 3. É obrigatório que o arquivo use o modelo para submissão de artigos como padrão, com o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas. O uso de subtítulo é obrigatório. O formato do arquivo em Microsoft Word ou OpenOffice ou RTF é obrigatório.
  • 4. É obrigatório informar a filiação institucional, a formação acadêmica, o e-mail e o ORCID do(s) autor(es). Em caso de artigo com mais de um autor, o primeiro autor será sempre aquele com maior titulação ou inserção profissional em alguma IES.
  • 5. É obrigatório apresentar resumo de, no máximo, 150 palavras na língua original do texto, além de um abstract e um resumen. Listar palavras-chave, keywords e palabras clave.
  • 6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Em conformidade com as normas da CAPES, recomendamos que todos os textos sejam enviados tanto no original em português quanto em uma versão inglesa.

As fotos e/ou ilustrações devem ser incluídas dentro do texto, nos locais exatos, com legenda e crédito. No caso de mosaicos, as imagens devem vir no final, antes do resumo e palavras-chave.

Submissões em português devem se orientar pelo Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583).

Ao submeter o texto inédito à revista ALCEU, os autores deverão enviar, de forma digital, o Termo de Autorização de Publicação devidamente preenchido e assinado.

Avaliação duplo-cega por pares dos originais

Todo original recebido será preliminarmente avaliado com vistas à publicação, levando em conta os seguintes critérios: originalidade, relevância e pertinência quanto aos temas comunicação, cultura e política; titulação mínima de doutor para o autor principal; uso do modelo para submissão de artigos e ausência de elementos no corpo do texto que permitam a identificação da autoria.

Em seguida, os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores. Com base nesse processo de avaliação cega por pares, o Conselho Editorial poderá aceitar ou rejeitar o artigo submetido, ou ainda solicitar alterações para sua aprovação.

Para garantir a integridade da avaliação cega por pares na submissão a esta revista, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas uns aos outros. Isto envolve os autores, editores e revisores (que carregam documentos como parte de sua revisão) na verificação de se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

  • Os autores devem excluir seus nomes do texto, usando o literal "Autor" e ano nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, filiação, e-mail, etc;
  • Em documentos do Microsoft Office (ou programas similares), a identificação do autor deve igualmente ser removida das propriedades do arquivo (ver no menu do programa Word), começando com Arquivo no menu principal: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.

O tempo de avaliação varia de acordo com o volume de textos recebidos pela revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Endereços eletrônicos e demais informações pessoais dos autores são de uso restrito para a proposta acadêmica da revista ALCEU, não sendo, portanto, disponibilizados para nenhuma outra finalidade ou a terceiros.