Comunicação organizacional e sustentabilidade

o eco de um discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.105

Palavras-chave:

Empresa, Sustentabilidade, Comunicação organizacional

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre o cenário social, político e econômico contemporâneo, relacionando-o ao sensível avanço tecnológico e à crescente influência de empresas/organizações/corporações sobre o comportamento da sociedade. Considera especialmente o período delimitado entre a segunda metade do século XX e os dias atuais, elegendo como objeto de análise o Relatório de Sustentabilidade 2014 e o site da empresa Natura, uma das 0 selecionadas no ranking Maiores e Melhores promovido pela revista Exame. A pesquisa busca, a partir das 10 heurísticas de Nielsen, analisar principalmente aspectos de usabilidade do mencionado relatório, relacionando a presença ou não dessa característica ao esforço da empresa, no sentido de promover interatividade com seus públicos, princípio básico de uma empresa que contempla ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Branca Sólio, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Estágio pós-doutoral concluído em 2015, na UFRGS (RS). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS (2010), Mestre em em Ciência da Comunicação – Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2002). Especialista em Jornalismo Digital pela PUCRS (2013). Especialista em Produção de Imagens com Meios Tecnológicos pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2003). Especialista em História Contemporânea pela Unisinos (1978). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Unisinos (1976). Licenciada em Estudos Sociais pela Unisinos (1982). Professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul. É editora da revista acadêmica Conexão - Comunicação e Cultura e Coordenadora do curso de Especialização em Comunicação Digital (UCS/PUC). É autora dos livros: Comunicação, Psicanálise e complexidade: abordagem sobre as organizações e seus sujeitos; Violência: um discurso que a mídia calat; Jornalismo Organizacional – Produção e Recepção; e Uma vida de amor (histórias de vida). Estuda e pesquisa as áreas de: Comunicação Organizacional, design gráfico, mídia impressa e jornalismo online.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Sólio, M. B. (2018). Comunicação organizacional e sustentabilidade: o eco de um discurso. ALCEU, 18(36), 70–90. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.105

Edição

Seção

Artigos