Mudanças nos modos de leitura das notícias e perda de importância da home page

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.108

Palavras-chave:

Jornalismo, Home page, Modos de leitura

Resumo

O artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que investiga como as mudanças nos modos de leitura das notícias na internet estão provocando mais uma transformação contemporânea no jornalismo: a invisibilidade das home pages dos sites jornalísticos. Analisa como os acessos ao noticiário, por meio de links distribuídos em redes sociais, em ferramentas de busca e nos portais acarretam perda de sentido em um valor fundamental da cultura profissional. Após levantamento de dados sobre novos hábitos de leitura, empreende revisão bibliográfica sobre a home page e utiliza entrevistas em profundidade com jornalistas para compreender o impacto do silêncio da primeira página on-line nas rotinas produtivas. Conclui que, à medida que as notícias se desprendem do contexto original da edição, os profissionais sentem-se desafiados, mas sustentam que é preciso cumprir com sua responsabilidade social, destacando, em manchetes e chamadas, os temas de interesse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Barsotti, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Comunicação / PUC-Rio.
Professora do Departamento de Comunicação da UFF.

Leonel Azevedo de Aguiar, PUC-Rio

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (Orientador - Doutorado 2018) e o Prêmio Compós de Teses e Dissertações (Orientador - Mestrado 2013). Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Barsotti, A. ., & Azevedo de Aguiar, L. . (2018). Mudanças nos modos de leitura das notícias e perda de importância da home page. Revista ALCEU, 18(36), 122–141. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.108

Edição

Seção

Artigos