Midiatização, cultura do consumo e contemporaneidade

o caso Esquadrão da Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.116

Palavras-chave:

Midiatização, Cultura do consumo, Identidade

Resumo

As transformações ocorridas após a segunda metade do seculo XX que marcam o advento da contemporaneidade (ou transição da modernidade para a pós modernidade, para Slater, 2002, ou modernidade tardia para Hall, 2003), tem por um dos fatores principais a aceleração do fluxo de informações, compressão espaço tempo, pós-fordismo, consolidação da cultura de consumo e mediação dos meios de comunicação. Este último fenômeno é chamado de midiatização por Sodré, sendo fator que impulsiona a fragmentação da identidade e a fluidez das relações sociais. O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da midiatização para a difusão da cultura do consumo e fragmentação da identidade, sobretudo no ambiente da televisão. Esses fenômenos serão analisados e depois confrontados com as vertentes mediadoras da TV. Será feito um estudo de caso com o programa televisivo Esquadrão da Moda, exibido pelo SBT.

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Biografia do Autor

Daniele Ribeiro Fortuna

Daniele Ribeiro Fortuna é Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ (2014-2017). Possui pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de doutorado-sanduíche na Georgetown University, em Washington, D.C., EUA, mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do grupo de pesquisa NEU - Narrativas, escritas do eu: literatura, comunicação e sociedade, cadastrado no CNPq Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Língua Portuguesa, e na área de Comunicação Social, com ênfase em jornalismo, redação, redação publicitária, revisão e edição de textos. Trabalha com os seguintes temas: corpo, escritas de si, antropologia das emoções, nojo, Literatura Brasileira Contemporânea, Estudos Culturais. Atualmente é professor Adjunto Doutor I da Universidade Unigranrio, atuando na graduação em Comunicação Social e no mestrado acadêmico e doutorado Humanidades, Culturas e Artes. Foi bolsista de produtividade em pesquisa 1A (Unigranrio / Funadesp - 2014 - 2019).

Vanda Viana Gomes, UNIGRANRIO

Mestre em Letras e Ciencias Humanas pela Universidade do Grande Rio (2012).

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Ribeiro Fortuna, D., & Viana Gomes, V. . (2017). Midiatização, cultura do consumo e contemporaneidade: o caso Esquadrão da Moda. ALCEU, 17(35), 21–34. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.116

Edição

Seção

Artigos