Transformações do pensamento cinematográfico independente brasileiro:

Uma investigação preliminar

Autores

  • Alfredo Suppia Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Couto Melo UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.15

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Cinema independente, História do cinema

Resumo

Este artigo propõe discutir as particularidades, continuidades e rupturas do pensamento cinematográfico independente no Brasil. Apesar de se referir principalmente a um modo de produção cinematográfico alternativo ao modelo do cinema industrial, o termo cinema independente não raro se refere a propostas estéticas e de produção, comercialização e exibição que variam ao longo do desenvolvimento da atividade no Brasil, apresentando maneiras diversas de relação com o Estado e
com sua própria antítese, o cinema industrial. Ao analisarmos o cinema independente nacional como uma estratégia de afirmação em oposição ao mainstream e ao domínio do mercado cinematográfico pelas produções de caráter industrial, nota-se a necessidade de reflexão sobre essa categoria através dessas articulações, assumindo sua complexidade e afirmando sua importância na história do cinema brasileiro.

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Biografia do Autor

Alfredo Suppia, Universidade Estadual de Campinas

Alfredo Suppia é graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 1998), com especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA, 2000), especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Universidade Estadual de Campinas (LABJOR-UNICAMP, 2006), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Artes, UNICAMP). Tem experiência nas áreas de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teoria do Cinema, Cinema Mundial, Crítica de Cinema e Análise Fílmica, Cinema Brasileiro e Latino-Americano, Realização em Cinema e Audiovisual, Roteirização, Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais, Cinema Independente, Cinema Expandido, Literatura Comparada, Tradução Inter-semiótica/Adaptação, Cinema Digital, Cinema 3D, Cinema GPS (GPS Films), Mídias Locativas (Locative Media), Jornalismo Cultural e Jornalismo Científico. Membro da Sociedade Brasileira para Estudos do Cinema e do Audiovisual (SOCINE) desde 2001. Membro da Science Fiction Research Association (SFRA) desde 2007. Crítico de cinema com colunas regularmente publicadas sobretudo em meio digital, possui experiência profissional em pré-produção, produção e pós-produção em cinema e audiovisual. Autor dos livros A Metrópole Replicante: Construindo um Diálogo entre Metropolis e Blade Runner (Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011) e Atmosfera Rarefeita: A Ficção Científica no Cinema Brasileiro (São Paulo: Devir, 2013), organizou os volumes Cinema(s) Independentes: Cartografias para um Fenômeno Audiovisual Global (Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013) e ?elimir ?ilnik e a Black Wave (São Paulo: Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2014), este último pela coleção Cinusp.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Suppia, A. ., & Couto Melo, M. C. (2019). Transformações do pensamento cinematográfico independente brasileiro:: Uma investigação preliminar. ALCEU, 19(38), 49–66. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.15

Edição

Seção

Artigos