Panorama do mérito jornalístico

prêmios em jornalismo e sua estruturação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.150

Palavras-chave:

Jornalista, Meritocracia, Prêmios, Newsmaking

Resumo

Os prêmios em jornalismo são dispositivos utilizados pelos news promoters (Molotch e Lester) e definidores primários (Hall et all.) no intuito de acessar a cultura profissional (Schudson) e promover a certificação extra-organizacional de um ethos exemplar do que seria o bom e o mau, o êxito e o fracasso na profissão, nos moldes do profissionalismo (Soloski). A partir do estudo de 114 premiações no Brasil, o artigo divulga resultados de uma tese de doutorado que mapeia 14 condições sobre as quais os prêmios se organizam.

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Biografia do Autor

Robson Borges Dias, UCB

Jornalista, Relações Públicas, mestre e doutor em Comunicação. Professor e Pesquisador em 2 programas de pós-graduação: área de Comunicação e de Educação (mestrado acadêmico e profissional, além de doutorado acadêmico). Formou 20 mestres. Supervisionou 1 pósdoc (2019). Ministra 7 disciplinas em mestrado e 13 em graduação. Mais de 50 artigos científicos publicados. 3 livros publicados, sendo um deles pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Editor da Comunicologia (B1) e membro do conselho editorial E-Compós (A2) e Encuentros (A2 - Colômbia). Parecerista ad hoc em mais de 20 periódicos. Revisor de agência de fomento: FAPDF. Organizou eventos científicos de grande porte, tais como ENECOM 2001 (UCB), INTERCOM 2006 (UnB), I MEJOR 2011 da SBPJor (UnB), Intercom Centro-Oeste 2014 (UCB), COMPOS 2015 (orçamento de quase 500 mil reais), várias edições do ABRAPCORP, Interprogramas SECOMUNICA e CONECOM. Foi bancário servidor do GDF, concursado do Banco de Brasília (BRB), tem visão estratégica e já atuou em rotinas administrativas, contábeis, de vendas e de marketing, além de licitações e gestão de contratos administrativos distritais. Também atuou em compras governamentais e licitações federais no Comprasnet: o Portal de Compras e Licitações do Governo Federal (MPOG). Prestou consultoria para o ENADE2007 (CAPES). Membro de Juri em diversas edições do Guia do Estudante (Grupo Abril); Prêmio Dom Hélder Câmara (CNBB); COMBRASCOM (FNCJ); e EXPOCOM / INTERCOM. Um dos fundadores do 1º mestrado profissional em Comunicação do Centro-Oeste (UCB). Um dos fundadores do curso de Relações Públicas (UCB). Trabalha com Comunicação Estratégica, Comunicação Organizacional, Comunicação Pública, Políticas Públicas, Legislação, Gestão, Cultura Organizacional, Engajamento de Públicos, Advocacy, Lobby, Accountability, Inclusão Digital, Responsabilidade Social, Educação Midiática, Educomunicação, Mídia-Educação, Educação para a mídia, Ética. 

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos