v. 25 n. 55 (2025): Edição 55

  • Apresentação

    Alexandre Carauta, Andréa França
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.482

Editorial

  • O mundo (re)visto estéticas geopolíticas em um cinema policêntrico

    Lúcia Ramos Monteiro, Pablo Gonçalo, Marcelo R. S. Ribeiro
    03-13
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.484

O mundo (re)visto: estéticas geopolíticas em um cinema policêntrico

  • O sonho como imagem, a imagem como sonho Em torno de Mãri hi - A Árvore do Sonho

    André Brasil, Laura Portugal
    14-31
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.460
  • O cinema palestino e seus arquivos sumud uma abordagem a partir de três diretoras

    Ana Caroline de Almeida
    32-49
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.470
  • Da mimese ao mundo fechado a IA generativa e a abstração da realidade em Trump’s Gaza

    Marcio Telles
    50-69
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.456
  • Dos lugares de exibição modernos à arena Msg sphere Entendendo e explorando ambientes midiáticos

    Wilson Oliveira Filho, Márcia Sousa Bessa
    70-86
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.457
  • Nação, música no cinema e o Outro absoluto

    Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim
    87-104
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.461
  • Do cinema político italiano ao cinema anticolonial angolano Sambizanga, de Sarah Maldoror, e o neorrealismo

    Francisco Ewerton Santos
    105-123
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.459
  • A colonização e o mundo no cinema Perspectivas transnacionais entre Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde

    Caio Olympio Rocha
    124-146
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.473
  • Representações em diálogo nos curtas-metragens em São Paulo e Paris O direito simbólico à cidade a partir de territórios periféricos

    Eduardo Paschoal de Sousa
    147-165
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.454
  • Descolonizar o mapa com a narrativa cinematográfica Um caminho possível de Olinda, Brasil, para Leandro N. Alem, Argentina

    Claire Allouche
    166-185
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.462
  • Nas sarjetas do sul do mundo Excesso de atrações como marca estética de(s)colonial no cinema cuir de Hija de Perra

    Luiz Fernando Wlian
    186-207
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.465
  • Policentrismo, periferia e o lugar do cinema brasileiro no cinema mundial

    Cecília Antakly de Mello
    208-231
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.486

Entrevista

  • Desafios do jornalismo alternativo Entrevista com Cláudia Sarmento

    Gilberto Scofield Júnior
    232-239
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.481