Nação, música no cinema e o Outro absoluto
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.461Palavras-chave:
Nação, Música, Cinema contemporâneo, Causa animalResumo
O conceito de nação é datado, mas, mesmo no cinema contemporâneo, marcado por co-produções e equipes com membros de diversos lugares do mundo, ainda se faz presente, por exemplo, na lógica dos festivais. No caso específico da música nos filmes, clichês nacionais têm sido usados desde o início do cinema. Neste artigo, o objetivo é analisar dois filmes contemporâneos em que esses clichês ora são ressignificados no espaço nacional a eles associados, ora estão deslocados quanto ao lugar em que o filme se passa. No primeiro caso, analisamos o uso da Rapsódia húngara n.2 de Liszt em Deus branco (Fehér isten, Kornél Mundruczó, 2014); no segundo, músicas de proveniências diversas em Okja (Bong Joon-ho, 2017). Ambos são filmes que discutem a causa animal, esse Outro absoluto, e, por isso, fazemos também correlações com reflexões de Jacques Derrida. Além disso, a relação humanos-animais é fundamental nas sequências analisadas.
Downloads
Referências
ALVIM, Luíza Beatriz A.M. L’interdite de Malika Mokeddem: construindo e desconstruindo identidades culturais. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000a.
_______. Derrida: uma reflexão sobre a herança européia e a desconstrução do eurocentrismo. In: NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula (ed.). Em torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000b.
ALVIM, Luíza Beatriz A.M.; Carvalho, Danielle Crepaldi; Coelho M. Menezes, Juliana. O percurso de O Remorso Vivo dos palcos às telas (1867–1909) e a relação do músico Arthur Napoleão com o Primeiro Cinema. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, v.30, n.53, p. 102–123, 2023.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BARTHES, Roland. Rhétorique de l'image. Communications, n. 4, p. 40-51, 1964.
BONG, Joon-ho. Bong Joon Ho Narrates a Scene From ‘Okja’[entrevista concedida a Mekado Murphy]. New York Times, 3 jul. 2017. Disponivel em: https://www.nytimes.com/2017/07/03/movies/okja-bong-joon-ho-interview.html Acesso em 27 jan. 2025.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
DE VALCK, Marijk. Film Festivals: From European Geopolitics to Global Cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2007.
DERRIDA, Jacques. L´animal que donc je suis. Paris: Galilée, 2006.
GOMES, Rafael Alvarenga. O Platão de Deleuze. Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 26, n. 51, p. 87-105, set-dez. 2019.
GORBMAN, Claudia. Bong’s song. Film Quartely, 28 fev. 2018. Disponível em: https://filmquarterly.org/2018/02/28/bongs-song/ Acesso em 28 jan. 2025.
HAN, Karen. Bong Joon-ho: dissident cinema. New York: Abrams. 2022.
HEBLING, Eduardo d’Urso. As coletâneas musicais temáticas e os manuais: uma introdução e um estudo de caso sobre os temas do exoticismo no cinema mudo. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
HOBSBAWN, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
KLEIN, Christina. Why American Studies Needs to Think about Korean Cinema, or, Transnational Genres in the Films of Bong Joon-ho. American Quarterly, v. 60, n. 4, p. 871-898, 2008.
LOPES, Denílson. Do entre-lugar ao transcultural. In:______ . No coração do mundo: paisagens transculturais. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
MACNAB, Geoffrey. Kornel Mundruczo on making his English-language debut with ‘Pieces Of A Woman’. Screendaily, 12 set. 2020. Disponível em: https://www.screendaily.com/features/kornel-mundruczo-on-making-his-english-language-debut-with-pieces-of-a-woman/5152876.article
MUNDRUCZÓ, Kornél. ND/NF Interview: Kornél Mundruczó (concedida a Yonca Talu). Film Comment, 20 mar. 2015a. Disponível em: https://www.filmcomment.com/blog/ndnf-interview-kornel-mundruczo-white-god/ Acesso em 18 jan. 2025.
MUNDRUCZÓ, Kornél. Kornél Mundruczó. Wild dogs, revolution, and humanism (entrevista concedida a Anya Jaremko-Greenwold). Bomb, 2 abril 2015b. Disponível em: https://bombmagazine.org/articles/2015/04/02/korn%C3%A9l-mundrucz%C3%B3/ Acesso em 18 jan. 2025.
OLIVEIRA JÚNIOR, Luiz C. De volta para o futuro: a nova era do cinema coreano. BAPTISTA, M.; MASCARELLO, Fernando (ed). Cinema mundial contemporâneo. Campinas: Papiros, p. 321-326, 2008.
PEREIRA, Carlos Eduardo. A música no cinema silencioso no Brasil. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2014.
RAMOS, Lúcia Monteiro. Das narrativas de fundação às narrativas de dissolução. A questão da identidade nacional no cinema contemporâneo. Galáxia, n. 38, mai-ago., p. 154-166, 2018.
RENAN, Ernest. Qu’est-ce qu’une nation? In: FOREST, Philippe. ‘’Qu’est-ce qu’une Nation?’’ Paris: Pierre Bordas et fils, 1991. p. 31-42.
RAPÉE, Erno. Motion Picture Moods for Pianists and Organists. New York: Schirmer, 1924.
ROBIN, Régine. Le Golem de l’écriture. De l’autofiction au Cybersoi. Montréal: XYZ,1997.
TIERNEY, Dolores. New Transnationalims in Contemporary Latin American Cinemas. Edinburgh: Edinburgh Universitary Press, 2018.
UIMONEN, Kirpi. HFPA In Conversation: Kornél Mundruczó Brings his Experiences to the Screen. 21 abril 2021. Disponível em: https://goldenglobes.com/articles/hfpa-conversation-kornel-mundruczo-brings-his-experiences-screen-articles-hfpa-conversation-kornel-mundruczo-brings-his-experiences-screen/ Acesso em 18 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALCEU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.