O cinema palestino e seus arquivos sumud

uma abordagem a partir de três diretoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.470

Palavras-chave:

Cinema palestino, Arquivos, Contra-arquivos, Sumud

Resumo

A partir das costuras da trajetória de três mulheres palestinas, Sulafa Jadallah, Khadijeh Habashneh e Azza El-Hassan, que trabalharam/trabalham com cinema, o artigo investiga como o empreendimento arquivístico do cinema palestino opera com frequência a partir de estratégias contra-coloniais em suas formas e conteúdos. Para tanto, faz uma análise mais a fundo de alguns recursos narrativos usados pelo longa-metragem Reis & Figurantes (2004), de Azza El-Hassan e, com esse filme, abre relações com as qualidades lacunares do conceito de arquivo, tanto aquelas postas na análise freudiana de Derrida (2001), quanto as desenvolvidas por Foucault (1987). Por fim, o texto cruza esses conceitos com a noção de sumud, uma forma de existir palestina que, neste caso, termina por produzir especificidades nos modos como os arquivos são acionados pelo cinema feito por realizadores palestinos.

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Biografia do Autor

Ana Caroline de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pesquisadora, professora e curadora de cinema, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, com foco em estudos sobre o cinema contemporâneo brasileiro. Ministra oficinas sobre crítica de cinema, curadoria, representação da mulher no cinema e cinema brasileiro contemporâneo e história do cinema brasileiro.

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

de Almeida, A. C. (2025). O cinema palestino e seus arquivos sumud: uma abordagem a partir de três diretoras. ALCEU, 25(55), 32–49. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.470

Edição

Seção

O mundo (re)visto: estéticas geopolíticas em um cinema policêntrico