Policentrismo, periferia e o lugar do cinema brasileiro no cinema mundial
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.486Palavras-chave:
Hija de Perra, Excesso de Atrações, Cinema CuirResumo
O objetivo deste texto é refletir sobre como a categoria “mundo”, aplicada ao cinema, se traduz no ambiente acadêmico e audiovisual brasileiro no século XXI, a partir de uma visão geral das principais teorias e conceitos relacionados à ideia de “cinema mundial/world cinema” no debate acadêmico em língua inglesa. Em termos gerais, a categoria “cinema mundial”, entendida como um rótulo de conveniência para designar filmes não produzidos nos EUA e na Europa, vem sendo rejeitada e ressignificada sob uma
perspectiva positiva e policêntrica, por meio de uma abordagem democrática e inclusiva, que rejeita a divisão binária entre centro e periferia (Nagib, 2006). Mais recentemente, esse debate se estendeu ao lugar do Brasil nas cartografias do cinema mundial, como visto, por exemplo, no XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), organizado em São Paulo em 2012. O argumento a favor do policentrismo, que desempenhou um papel importante nos debates europeus e norte-americanos, entrou em contato, no Brasil, com uma longa e bem estabelecida tradição de crítica literária, iniciada com o trabalho de Antonio Candido na Universidade de São Paulo e levada adiante por Roberto Schwarz (2012), cujas influentes ideias se baseiam em um esquema binário no qual o Brasil está firmemente posicionado “na periferia do capitalismo”. Seria possível, então, abraçar uma abordagem policêntrica e a ideia de “cinema mundial” no Brasil hoje? E, mais precisamente, quais são as implicações políticas de abandonarmos nosso status periférico, libertando assim nossa compreensão das artes da referência constante e obrigatória às restrições do sistema econômico mundial?
Downloads
Referências
ABBAS, Ackbar. Culture and the Politics of Disappearance. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.
ABBAS, Ackbar. Affective Spaces in Hong Kong/Chinese Cinemas. In: BRAESTER, Y.; TWEEDIE, J. (Ed.). Cinema at the City’s Edge: Film and Urban Networks in East Asia. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2010, p. 25-36.
ANDREW, Dudley. An Atlas of World Cinema. In: DENNISON, Stephanie; LIM, Song Hwee (Ed.). Remapping World Cinema: Identity, Culture and Politics in Film. Londres; Nova York: Wallflower Press, 2006. p. 19-29.
ANDREW, Dudley. Time Zones and Jetlag: The Flows and Phases of World Cinema. In: DUROVICOVA, Natasa; NEWMAN, Kathleen (Ed.). World Cinemas: Transnational Perspectives. Londres; Nova York: Routledge, 2007, p. 59-89.
ANDREW, Dudley. Fatih Akin’s Moral Geometry. In: JEONG, Seung-hoon; SZANIAWSKI, Jeremi (Ed.). The Global Auteur: The Politics of Authorship in 21st Century Cinema. Londres; Nova York: Bloomsbury Academic, 2016, p. 179-198.
BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (Org.). Cinema mundial contemporâneo. Campinas: Papirus, 2008.
BAZIN, André. Qu’est-ce que le cinéma?. Paris: Les Éditions du Cerf, 2002.
BERRY, Chris. What Is Transnational Cinema? Thinking from the Chinese Situation. Transnational Cinemas, v. 1, n. 2, 2010, p. 111-127.
BORDWELL, David; STAIGER, Janet; THOMPSON, Kristin. The Classical Hollywood Cinema: Film Style and Mode of Production to 1960. Londres: Routledge, 1988.
BOTELHO, André. Teoria e história na sociologia brasileira: A crítica de Maria Sylvia de Carvalho Franco. Lua Nova, n. 90, 2013, p. 331-366.
BURCH, Noel. Theory of Film Practice. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1981.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O Discurso e a Cidade. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, p. 17-46.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Edusp/Itatiaia, 1975. 2 v.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARDOSO, Fernando Henrique. Relações Norte-Sul no Contexto Atual: Uma Nova Dependência? In: BAUMANN, Renato (Org.). O Brasil e a economia global. Rio de Janeiro: Campus, 1996, p. 5-15.
CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1970.
CAUGHIE, John. Morvern Callar, Art Cinema and ‘Monstrous Archive’. In: NAGIB, Lúcia; PERRIAM, Chris; DUDRAH, Rajinder (Ed.). Theorizing World Cinema. Londres: I. B. Tauris, 2012, p. 3-20.
CHAPMAN, James. Cinemas of the World: Film and Society from 1895 to Present. Londres: Reaktion, 2003.
COOK, Paul. A Importância de um ‘S’: O Leeds Centre for World Cinemas, Transnacionalismo, Policentrismo e o Desafio de Hollywood. In: DENNISON, Stephanie (Org.). World Cinema: as novas cartografias do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2013, p. 13-34.
DE LUCA, Tiago. Realism of the Senses: A Tendency in Contemporary World Cinema. In: NAGIB, Lúcia; PERRIAM, Chris; DUDRAH, Rajinder (Ed.). Theorizing World Cinema. Londres: I. B. Tauris, 2012, p. 183-206.
DE LUCA, Tiago. Realism of the Senses in World Cinema: The Experience of Physical Reality. Londres: I.B. Tauris, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinéma 1: L’Image-Mouvement. Paris: Les Editions de Minuit, 1985a.
DELEUZE, Gilles. Cinéma 2: L’Image-Temps. Paris: Les Editions de Minuit, 1985b.
DENNISON, Stephanie. Introdução. In: DENNISON, Stephanie (Org.). World Cinema: As Novas Cartografias do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2013, p. 11-20.
DENNISON, Stephanie; LIM, Song Hwee. Situating World Cinema as a Theoretical. In: DENNISON, Stephanie; LIM, Song Hwee (Ed.). Remapping World Cinema: Identity, Culture and Politics in Film. Londres; Nova York:Wallflower Press, 2006, p. 1-15.
DENNISON, Stephanie; LIM, Song Hwee (Ed.). Remapping World Cinema: Identity, Culture and Politics in Film. Londres; Nova York: Wallflower Press, 2006.
DISSANAYAKE, Wimal. Issues in World Cinema. In: HILL, John; GIBSON, Pamela Church (Ed.). The Oxford Guide to Film Studies. Oxford, UK: Oxford University Press, 1998, p. 527-534.
DUROVICOVA, Natasa; NEWMAN, Kathleen (Org.). World Cinemas: Transnational Perspectives. Londres; Nova York: Routledge, 2007.
ELSAESSER, Thomas. World Cinema: Realism, Evidence, Presence. In: NAGIB, Lúcia; MELLO, Cecília (Org.). Realism and the Audiovisual Media. Basingstoke, UK: Palgrave Macmillan, 2009, p. 3-19.
FAGUNDES TELLES, Lygia. Permanência de Paulo Emílio. In: GOMES, Paulo Emílio Sales (Org.). Jean Vigo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 1-3.
FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. O moderno e suas diferenças. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1970.
FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. As ideias estão no lugar. Cadernos de Debates, n. 1, 1976, p-61-64.
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HANSEN, Miriam B. The Mass Production of the Senses: Classical Cinema as Vernacular Modernism. In: GLEDHILL, Christine; WILLIAMS, Linda (Ed.). Reinventing Film Studies. Londres: Arnold, 2000, p. 332-350.
HIGBEE, Will; LIM, Song Hwee. Concepts of Transnational Cinema: Towards a Critical Transnationalism in Film Studies. Transnational Cinemas, v. 1, n. 1, 2010, p. 7-21.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
IORDANOVA, Dina; MARTIN-JONES, David; VIDAL, Belén (Org.). Cinema at the Periphery. Detroit: Wayne State University Press, 2010.
KRISTAL, Efraín. ‘Considering Coldly…’: A Response to Franco Moretti. New Left Review, n. 15, maio-jun. 2002, p. 61-74.
LIM, Song Hwee. Speaking in Tongues: Ang Lee, Accented Cinema, Hollywood. In: NAGIB, Lúcia; PERRIAM, Chris; DUDRAH, Rajinder (Ed.). Theorizing World Cinema. Londres: I. B. Tauris, 2012, p. 129-144.
LOPES, Denilson. No coração do mundo: paisagens transculturais. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.
MARTIN, Michael T. (Ed.). New Latin American Cinema Volume 1: Theory, Practice and Transcontinental
Articulations. Detroit, MI: Wayne State University Press, 1997.
MASCARELLO, Fernando (Ed.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MELEIRO, Alessandra (Ed.). Cinema no mundo: indústria, política, mercado. São Paulo: Escrituras, 2007.
MELLO, Cecília. Polycentrism, Periphery, and the Place of Brazilian Cinema in World Cinema. In: MOREIRA, Luiza Franco (Ed). Premisses and Problems: Essays on World Literature and Cinema. Nova York: State University of New York Press, 2021, p. 209-234.
MORETTI, Franco. Atlas of the European Novel 1800‒1900. Londres; Nova York: Verso, 1999.
MORETTI, Franco. Conjectures on World Literature. New Left Review, n. 1, 2000, p. 54-68.
MORETTI, Franco. More Conjunctures. New Left Review, n. 20, 2003, p. 73-81.
NAFICY, Hamid. An Accented Cinema: Exilic and Diasporic Filmmaking. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2001.
NAGIB, Lúcia. World Cinema and the Ethics of Realism. Nova York: Continuum, 2011.
NAGIB, Lúcia. Towards a Positive Definition of World Cinema. In: DENNISON, Stephanie; LIM, Song Hwee (Ed.). Remapping World Cinema: Identity, Culture and Politics in Film. Londres; Nova York: Wallflower, 2006, p. 30-37.
NAGIB, Lúcia. Realist Cinema as World Cinema. In: STONE, R.; COOKE, P. (Ed.). The Routledge Companion to World Cinema. Abingdon-on-Thames, UK: Routledge, 2017, p. 310-322.
NAGIB, Lúcia; PERRIAM, Chris; DUDRAH, Rajinder (Org.). Theorizing World Cinema. Londres: I. B. Tauris,
NAGIB, Lúcia; MELLO, Cecília (Org.). Realism and the Audiovisual Media. Basingstoke, UK: Palgrave
Macmillan, 2009.
NOWELL-SMITH, Geoffrey (Org.). The Oxford History of World Cinema. Oxford, UK: Oxford University Press, 1997.
PALTI, Elías José. The Problem of ‘Misplaced Ideas’ Revisited: Beyond the ‘History of Ideas’ in Latin America. Journal of the History of Ideas, v. 67, n. 1, p. 149-179, 2006.
PIELDNER, Judit. History, Cultural Memory and Intermediality in Radu Jude’s Aferim! Acta Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, n. 13, 2016, p. 89-105.
RANCIÈRE, Jacques. Film Fables. Tradução de Emiliano Battista. Oxford, UK: Berg, 2006.
ROCHA, Glauber. On Cinema. Editado por Ismail Xavier. Londres: I. B. Tauris, 2018.
SAID, Edward W. Orientalism. Londres: Penguin, 2003.
SALES GOMES, Paulo Emílio. O cinema no século. Organização: Carlos Augusto Calil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SALES GOMES, Paulo Emílio. A alegria do mau filme brasileiro. In: CALIL, Carlos Augusto (Org.). Uma situação colonial?. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 388-389.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. In: CALIL, Carlos Augusto (Org.). Uma situação colonial?. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 186-205.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Explicapresentação. In: CALIL, Carlos Augusto (Org.). Uma situação colonial?. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 340-342.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Uma situação colonial?. In: CALIL, Carlos Augusto (Org.). Uma situação colonial?. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 47-54.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Jean Vigo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
SCHWARCZ, Lília; BOTELHO, André. "Ao vencedor as batatas 30 anos: crítica da cultura e processo social: entrevista com Roberto Schwarz". Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.23, n. 67, 2008, p. 147-60.
SCHWARZ, Roberto. Misplaced Ideas: Essays on Brazilian Culture. Organized by John Gledson. Londres; Nova York: Verso, 1992a.
SCHWARZ, Roberto. Brazilian Culture: Nationalism by Elimination. In: GLEDSON, John (Ed.). Misplaced Ideas: Essays on Brazilian Culture. Londres; Nova York: Verso, 1992b. p. 1-18.
SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SCHWARZ, Roberto. A Master on the Periphery of Capitalism. Translated and with an introduction by John Gledson. Londres; Durham, NC: Duke University Press, 2001.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2012.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Unthinking Eurocentrism: Multiculturalism and the Media. Londres: Routledge, 1994.
SMITH, Paul Julian. Transnational Cinemas: The Cases of Mexico, Argentina and Brasil. In: NAGIB, Lúcia; PERRIAM, Chris; DUDRAH, Rajinder (Ed.). Theorizing World Cinema. Londres: I. B. Tauris, 2012. p. 63-76.
SOBRINHO, Gilberto; MELLO, Cecília. Entrevista com Lúcia Nagib. Conexão: Comunicação e Cultura, n. 8, p. 213-225, 2009.
TELLES, Renata. Latino-Americanismo e Orientalismo: Roberto Schwarz, Silviano Santiago e Edward Said. Terra roxa e outras terras: Revista de Estudos Literários, n. 4, p. 71-87, 2004.
VILICIC, Filipe. A Qualidade Subiu: Entrevista com Reed Hastings. Veja, v. 51, n. 7, p. 13-17, 2018.
WALLERSTEIN, Immanuel. The Essential Wallerstein. Nova York: New Press, 2000.
XAVIER, Ismail. Prefácio: A crítica não indiferente. In: CALIL, Carlos Augusto (Org.). Uma situação colonial?. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 12-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALCEU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.