Da mimese ao mundo fechado
a IA generativa e a abstração da realidade em Trump’s Gaza
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.456Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Visualidade Algorítmica, Pós-ImagensResumo
Investigando de que modo as imagens produzidas pela IA se relacionam com o mundo e que tipo de realidade constroem, este artigo discute como a IA generativa elabora imagens plausíveis por meio de modelos probabilísticos que sintetizam padrões de vastos bancos de dados, sem vínculo com eventos concretos. A partir de Baudrillard, Barthes, Flusser, Edwards e Lemos, sustenta-se que essas criações inauguram um novo regime em que o realismo é definido pela coerência algorítmica, e não pela captura óptica. Para ilustrar esse debate, o estudo de caso de um vídeo postado na conta oficial de Trump – retratando uma Gaza “paradisíaca” sob um viés capitalista – exemplifica a construção de uma narrativa hiperrealista, na qual a manipulação via IA simula uma realidade alternativa que se apresenta como natural e inevitável. Em última instância, o artigo questiona as implicações de um sistema autorreferencial que desafia as categorias tradicionais de representação e autenticidade.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_______. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BENDER, Emily M.; GEBRU, Timnit; MCMILLAN-MAJOR, Angelina; SHMITCHELL, Shmargaret. On the Dangers of Stochastic Parrots: Can Language Models Be Too Big? In: FAccT ’21: Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency, 2021. p. 610–623.
BROWN, William. Supercinema: Film-Philosophy for the Digital Age. Oxford: Berghan, 2013.
CEDENO MONTAÑA, Ricardo; VAGT, Christina. Constructing the invisible: computer graphics and the end of optical media. communication+1, v. 7, n. 1, p.1-23, 2017.
CRARY, John. Técnicas do observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
EDWARDS, Paul N. The Closed World: Computers and the politics of discourse in Cold War America. Cambridge: The MIT Press, 1996.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: ou elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. As imagens digitais e seus paradoxos tecnoestéticos na reinvenção do cinema. Comunicação & Informação, v. 23, p. 1–18, 2020.
JORGE, Marina Soler. O cinema e a imagem verdadeira. ARS (São Paulo), v. 11, n. 22, p. 99–120, 2013.
KARMANN, Bjorn. Paragraphica. 2023. Disponível em: https://bjoernkarmann.dk/project/paragraphica. Acesso 27 fev. 2025.
KNORR-CETINA, Karin. Scopic media and global coordination: the mediatization of face-to-face encounters. In: LUNDBY, Knut (Org.). Mediatization of Communication. Berlim: De Gruyter, 2014, p. 39-62.
KITTLER, Friedrich. Mídias ópticas: Curso em Berlim, 1999. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
KRAPP, Peter. Computer Legacies: digital cultures of simulation. Cambridge: The MIT Press, 2024.
LEMOS, André. Deepreal de Gaza. Substack, 27 fev. 2025. Disponível em: https://andrelemos.substack.com/p/deepreal-de-gaza. Acesso em: 28 fev. 2025.
LISSOVSKY, Maurício. O Phi da fotografia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021.
MEYER, Roland. The New Value of the Archive: AI Image Generation and the Visual Economy of 'Style'. Image, v. 37, n. 1, p. 100-111, 2023.
MITCHELL, W.J. Reconfigured Eye: visual truth in the post-photographic era. Cambridge: MIT Press, 1992.
MORI, Masahiro et al. The uncanny valley. Energy, v. 7, n. 4, p. 33-35, 1970.
PARIKKA, Jussi. A Geology of Media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2015.
PLAZA, Júlio; TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: HUCITEC, 1998.
PRINCE, Stephen. True Lies: Perceptual realism, digital images and film theory. Film Quaterly, California, p.27-37, 1996.
SALVAGGIO, Eric. How to Read an AI Image: Toward a Media Studies Methodology for the Analysis of Synthetic Images. Image, v. 37, n. 1, p. 83-99, 2023.
WASIELEWSKI, Amanda. "Midjourney Can't Count": Questions of Representations and Meaning for Text-to-Image Generators. Generative Imagery: Towards a 'New Paradigm' of Machine Learning-Based Image Production, 37(1), 2023, p. 71-83.
WINTHROP-YOUNG, Geoffrey. The Kultur of Cultural Techniques. Cultural Politics, v. 10, n. 3, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALCEU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.