Humor e espetáculo político

uma análise dos memes do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na mídia on-line

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista
  • Rafael Furlan Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS
  • Lucia Dias Universidade Paulista - UNIP
  • Patrícia Cristina de Lima Universidade Paulista - UNIP https://orcid.org/0000-0001-9432-7829

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.160

Palavras-chave:

Mídia, Política, Web

Resumo

Com o avanço dos meios de comunicação de massa, o espetáculo político midiático passou a ocupar um lugar privilegiado na sociedade contemporânea, com repercussões no campo da informação e do entretenimento. A abertura do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) ganhou rapidamente os holofotes midiáticos, transformando-se em uma cobertura espetacular. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre mídia e política pela vertente da espetacularização, a partir das peças humorísticas produzidas na web. Memes que retrataram a abertura do processo de impeachment foram selecionados como objeto de estudo, com o intuito de analisar se as peças endossaram o espetáculo político reproduzido em outros meios de comunicação.

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Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (UNICID) e Processamento de Dados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. É especialista em Comunicação Jornalística pela Fundação Cásper Líbero (2000) e em Administração Mercadológica pela Fundação Armando Alvares Penteado (1998). É Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2005) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Possui Pós-doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: política, comunicação e marketing. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP.

Rafael Furlan, Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS

Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS)

Lucia Dias, Universidade Paulista - UNIP

Doutoranda em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista (UNIP)

Patrícia Cristina de Lima, Universidade Paulista - UNIP

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Ensino Superior COC (2008), graduação no Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica pelo Instituto Federal de São Paulo (2016), graduação em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (2020) e mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2017). Cursando doutorado em Comunicação pela Universidade Paulista.

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos