Trabalho Decente e Emprego Verde

uma reflexão no contexto do capitalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.162

Palavras-chave:

Capitalismo, Sustentabilidade, Trabalho Decente, Emprego Verde

Resumo

Este estudo discute trabalho e meio ambiente no sistema capitalista, onde são enfatizadas as consequências sociais e ambientais da crise atual e a necessidade de Trabalho Decente e Empregos Verdes. Barreiras estruturais e culturais para o estabelecimento destas iniciativas sustentáveis foram identificadas. O seu enfrentamento parece ser urgente na transição para a sustentabilidade. O capitalismo baseado no crescimento ilimitado, no domínio do capital e na ética materialista, não é plenamente propício à prática do Trabalho Decente e do Emprego Verde, soluções alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josely Nunes Villela, UNIFESO

Possui Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e Mestrado em Sistemas de Gestão do Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduação e licenciatura em Psicologia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), especialização em Sustentabilidade no Master in Strategic Leadership towards Sustainability no Blekinge Institute of Technology (BTH, Suécia) e em Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Realizou MBA em Organizações e Estratégia (UFF) e MBA em Management - Formação de Gerentes e Diretores (FGV/RJ). Em docência, ministra conteúdos relacionados a Planejamento, Gestão e Sustentabilidade e é referee ad hoc de trabalhos científicos nessas áreas. Na Universidade Estácio de Sá (UNESA), acumula experiência como professora, conteudista, coordenadora de projetos de extensão e pesquisa. Atua como consultora na Princípio Sustentável Consultoria e Educação, da qual é sócia-fundadora.

Maria de Lurdes Costa Domingos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Atualmente é professora permanente no Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC-UFF).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (1996), especialização em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2001); mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) (1999) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2007).

Jacqueline Lima de Souza

Graduanda no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Downloads

Publicado

2016-12-10

Como Citar

Nunes Villela, J., Costa Domingos, M. de L. ., & Lima de Souza, J. . (2016). Trabalho Decente e Emprego Verde: uma reflexão no contexto do capitalismo. ALCEU, 16(33), 239–261. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.162

Edição

Seção

Artigos