Abordagens Teóricas para Estudo da Teatralidade em Performances Midiáticas

Dramas, roteiros, ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.225

Palavras-chave:

Performance, Teatralidade, Drama social, Redes sociais digitais

Resumo

Debater a natureza das performances midiáticas requer apreender sua teatralidade: a dramaturgia, o roteiro, os enlaces ficcionais que mantêm potentes as tramas envolvendo sujeitos. Num contexto profundamente autorreferente, em que posicionamentos e encenações em redes sociais digitais acionam conflitantes pontos de vista sobre indivíduos, é preciso questionar: quais as variáveis em torno da adesão a ações performáticas em contextos de rede sociais digitais? A análise de controvérsias envolvendo sujeitos em contextos de alta visibilidade modulam diferentes formas de teatralizar conflitos, acionando uma pragmática da ação em rede e seus lugares de atuação em diferentes quadros performáticos.

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Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (UFF); doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop/ UFPE) e integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise em Música e Audiovisual (LAMA/ UFPE).

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

Soares, T. (2021). Abordagens Teóricas para Estudo da Teatralidade em Performances Midiáticas: Dramas, roteiros, ações. ALCEU, 21(43), 210–227. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.225

Edição

Seção

Artigos