Construção Social nas Redes:

conflitos em comentários no Facebook da Folha de São Paulo e Estadão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.245

Palavras-chave:

Polêmica, Conflito, Comentários on-line, Facebook, Redes sociais

Resumo

O artigo traz resultados parciais de tese de doutorado, que contempla a polêmica em comentários de usuários em perfis de jornais brasileiros no Facebook. São analisadas duas semanas de postagens nas páginas da Folha de São Paulo e de O Estado de São Paulo na referida rede social. A base metodológica adotada é a Teoria Fundamentada (GLASER, STRAUSS, 2006). Foram criadas categorias temáticas para as postagens, além de ter sido formulada uma tipologia de comentários. Como resultados mais salientes aparece o grande interesse dos leitores por temas políticos, sucedido por assuntos morais e comportamentais, ao mesmo tempo que, em termos de manifestação dos usuários das redes, destaca-se o tom refratário dos comentários. A junção dessas temáticas com esse modo de expressão do público compõe a reflexão final do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Luís Petrik, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2019), mestre em Comunicação Social (2006) e jornalista (2000) pela mesma universidade. Possui experiência profissional em veículos de jornalismo impresso, web e assessoria de imprensa e de comunicação. Especialista em jornalismo econômico. Desenvolveu projetos de consultoria de comunicação na área política. Iniciou sua trajetória acadêmica como bolsista de iniciação científica (Fapergs/ PUCRS). Interesses em jornalismo, redação jornalística, assessoria de imprensa, tecnologia, redes sociais, Sociologia da Comunicação, História da Comunicação, Teorias da Comunicação e polêmica. Membro dos grupos de pesquisa de Tecnologias do Imaginário (GTI-PUCRS) e Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC-PUCRS). Atuou na revisão de artigos da Revista Famecos.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Petrik, M. L. (2021). Construção Social nas Redes:: conflitos em comentários no Facebook da Folha de São Paulo e Estadão. ALCEU, 21(44), 132–151. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.245

Edição

Seção

Artigos