Jornal Nacional:

Estratégias e desafios no seu cinquentenário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed40.2020.54

Palavras-chave:

Jornal Nacional, Análise Televisual Convergente, Humanismo Solidário

Resumo

A Análise Televisual Convergente (ATC) é um procedimento metodológico que possibilita observar cinco dimensões dos processos comunicativos de telejornais e programas de televisão: os sentidos do texto, as singularidades das ambiências (e/ou dispositivos), a circulação, a produção e as interações das audiências. Este trabalho busca demonstrar a aplicação deste esquema analítico para compreender como o Jornal Nacional (JN), o noticiário televisivo mais antigo e o de maior audiência
da televisão brasileira, se insere na cultura digital. A partir de um corpus constituído por 13 edições do telejornal coletadas em fevereiro de 2019 e de resultados alcançados em estudos anteriores, esta investigação evidencia estratégias e desafios do JN para atrair grandes audiências. No ano do cinquentenário deste noticiário televisivo, identifica-se uma organização discursiva de sua linha editorial, nomeada de “humanismo solidário”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura / UFRJ.
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-ECO/UFRJ).

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

Artigos