Comunicação e interesse público

a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.173

Palavras-chave:

Comunicação, Interesse público, Organizações privadas, Poder público

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar que variáveis relacionadas à articulação “iniciativa privada – poder público – comunidade” interferem no interesse público, considerando-se os processos de comunicação pública implicados nessa triangulação. A partir de reflexões teóricas sobre a problemática do interesse público e estudo empírico – entrevistas com vereadores de município que é sede de uma empresa de grande porte – evidenciam-se duas variáveis principais: a) acentuada assimetria de poder entre os agentes envolvidos na triangulação e b) naturalização das ações privadas na área pública. Conclui-se que essas variáveis constituem obstáculo para as práticas e princípios normativos da comunicação pública, bem como tendem a provocar o “apagamento” de interesses privados no debate público.

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Biografia do Autor

Rudimar Baldissera, UFRGS

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (1989), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos (1997), mestrado em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Abrapcorp (2010-2012). Diretor de Relações Nacionais da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação - SOCICOM (Dez/2018-Dez/2020) Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGCOM/UFRGS (Fev/2017-Fev/2019). Professor associado do Departamento de Comunicação - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), e professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - GCCOP - https://www.ufrgs.br/gccop . Coordenador do GT de Estudos de Comunicação Organizacional da Compós - 2018-2019. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, relações públicas, comunicação pública, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística. É membro fundador do Observatório de Marcas (rede internacional de pesquisadores sobre marcas/branding) e da Cátedra Itinerante da Nova Teoria Estratégica - CiNTE (comunidade internacional de investigadores da comunicação estratégica).

Basilio Sartor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jean Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

Baldissera, R., Sartor, B., & Rossato, J. . (2016). Comunicação e interesse público: a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”. ALCEU, 16(32), 207–224. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.173

Edição

Seção

Artigos