Comunicação e interesse público

a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.173

Keywords:

Communication, Public interest, Private organizations, Public power

Abstract

This article aims to identify which variables related to the articulation “private sector – government – community” interfere in the public interest, considering the public communication processes involved in this triangulation. From theoretical reflections on the issue of public interest and empirical study – interviews with city councilors from a city that holds a large company – two main variables are found: a) marked asymmetry of power among those involved in the triangulation and b) naturalization of private actions in the public area. We conclude that these variables are obstacles to the practices and normative principles of public communication, and also tend to cause the “deletion” of private interests in the public debate.

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Author Biographies

Rudimar Baldissera, UFRGS

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (1989), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos (1997), mestrado em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Abrapcorp (2010-2012). Diretor de Relações Nacionais da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação - SOCICOM (Dez/2018-Dez/2020) Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGCOM/UFRGS (Fev/2017-Fev/2019). Professor associado do Departamento de Comunicação - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), e professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - GCCOP - https://www.ufrgs.br/gccop . Coordenador do GT de Estudos de Comunicação Organizacional da Compós - 2018-2019. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, relações públicas, comunicação pública, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística. É membro fundador do Observatório de Marcas (rede internacional de pesquisadores sobre marcas/branding) e da Cátedra Itinerante da Nova Teoria Estratégica - CiNTE (comunidade internacional de investigadores da comunicação estratégica).

Basilio Sartor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jean Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2016-06-10

How to Cite

Baldissera, R., Sartor, B., & Rossato, J. . (2016). Comunicação e interesse público: a triangulação “iniciativa privada – poder público – comunidade”. ALCEU, 16(32), 207–224. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.173