Experiências de Consumo no Samba:

Um estudo sobre o processo de significação da Feijoada Portelense

Autores

  • Fábio Francisco de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Nina Pinheiro Bitar UFRJ
  • Marta Maria Antonieta de Souza Santos UFRJ
  • Mirian Ribeiro Baião UFRJ
  • Tamires Christine Pereira da Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.20

Palavras-chave:

Significados do consumo, Experiência de consumo alimentar, Samba, Feijoada

Resumo

O samba é considerado um símbolo carioca, sendo muito comum encontros em grupos específicos para compartilhar o estilo musical. Esses encontros funcionam como espaço de representação e expressão sociocultural, interações e festejos, em que o consumo de variados tipos de pratos resulta em produção de sentidos que articulam festividade e alimento. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de construção de significados da tradicional feijoada na quadra da Portela por meio de uma pesquisa etnográfica. Realizou-se visitas à quadra da Portela para reconhecimento local, particularidades e identificação de interlocutores que mediassem a entrada no campo de estudo para empreender uma observação participante. Os resultados indicam que, embora tenha passado por mudanças no preparo, a feijoada da Portela se tornou um evento em que ocorrem as trocas simbólicas, contribuindo para construção dos significados que refletem e reconstroem a própria noção de “tradição” elaborada pelos integrantes da escola de samba.

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Biografia do Autor

Fábio Francisco de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Adjunto de Gestão de Serviços da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ). Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2015). Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio, 2018). Especialista em Gestão Internacional pela Universidade Católica Portuguesa - Porto, (UCP/Porto, 2017). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008). Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2006). Lecionou no Departamento de Administração de Macaé da Universidade Federal Fluminense - UFF (2016/2017), na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC (2014/2015) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013/2016). Tem como interesses de pesquisa os temas: Comportamento do Consumidor, Consumo e Cultura, Consumo Alimentar, Consumo de Bebidas, Organizações e Sociedade, Comunicação Organizacional, Teorias Organizacionais, Comportamento Organizacional, Ética nas Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa, Marketing, Marketing de Cinema e Entretenimento, Marketing Cultural e Social, Lazer, Bebidas, Interação e Sociabilidade.

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Publicado

28.06.2019

Como Citar

Francisco de Araujo, F. ., Pinheiro Bitar, N., Maria Antonieta de Souza Santos, M. ., Ribeiro Baião, M. ., & Pereira da Silva, T. C. . (2019). Experiências de Consumo no Samba:: Um estudo sobre o processo de significação da Feijoada Portelense. Revista ALCEU, 19(38), 142–163. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.20

Edição

Seção

Artigos