O dito e o não dito no Twitter
Análises sobre as estratégias para a eleição à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.334Palavras-chave:
Comunicação Política, Eleição Municipal, Eleitor, TwitterResumo
A disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 ocorreu em eleições marcadas por circunstâncias atípicas, como a pandemia de Covid-19 e a ascensão da extrema direita no pleito anterior. O cenário político carioca também estava marcado por sucessivas prisões de ex-governadores. Nos últimos anos, a política se adaptou às plataformas de redes sociais, em especial o Twitter, que, atualmente, configuram o ambiente principal da comunicação, abrangendo as informações buscadas pela sociedade e os recursos de interação e integração social (GOMES, 2021). Com isso, os atores políticos ganharam novas obrigações, estratégias e riscos em suas interações com a sociedade. Dessa forma, monitoramos os perfis oficiais de Eduardo Paes e Marcelo Crivella no Twitter durante a eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020. A pesquisa revela as estratégias adotadas pelos candidatos. Os resultados mostram que o perfil de Paes foi muito mais ativo e dialógico no Twitter.
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Referências
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