Entre espaços públicos e privados
camuflagens de cidadania nos shopping centers cariocas
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.360Palavras-chave:
Espaço de consumo privado, Espaço de consumo público, Shopping center, Lazer, CidadaniaResumo
Shopping centers fazem parte dos cenários das cidades brasileiras. Hábitos de consumo em espaços privados relacionam-se à conveniência, oportunidade e segurança. Este texto visa a discutir sobre espaços de consumo públicos e privados com ênfase em malls. Emprega pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com consumidores que frequentam shopping centers e o espaço público da rua. Trata-se de relato parcial de estudo desenvolvido sobre cidades e consumo. Observa-se que espaços privados se tornam armadilhas de consumo em nome da segurança que a indústria do medo orquestra em grandes centros urbanos. O quadro teórico se baseia em pesquisadores das Ciências Sociais e da Comunicação Social, como Georg Simmel, Roger Caillois e Muniz Sodré.
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