Entre espaços públicos e privados

camuflagens de cidadania nos shopping centers cariocas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.360

Palavras-chave:

Espaço de consumo privado, Espaço de consumo público, Shopping center, Lazer, Cidadania

Resumo

Shopping centers fazem parte dos cenários das cidades brasileiras. Hábitos de consumo em espaços privados relacionam-se à conveniência, oportunidade e segurança. Este texto visa a discutir sobre espaços de consumo públicos e privados com ênfase em malls. Emprega pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com consumidores que frequentam shopping centers e o espaço público da rua. Trata-se de relato parcial de estudo desenvolvido sobre cidades e consumo. Observa-se que espaços privados se tornam armadilhas de consumo em nome da segurança que a indústria do medo orquestra em grandes centros urbanos. O quadro teórico se baseia em pesquisadores das Ciências Sociais e da Comunicação Social, como Georg Simmel, Roger Caillois e Muniz Sodré. 

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Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes). Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador PQ2 do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Jorgiana Melo de Aguiar Brennand, Centro Universitário IBMEC

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário IBMEC. 

Mônica Fort, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Ferreira Freitas, R., Melo de Aguiar Brennand, J., & Fort, M. C. (2023). Entre espaços públicos e privados: camuflagens de cidadania nos shopping centers cariocas. ALCEU, 23(50), 51–72. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.360

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Cidadania