Entre espaços públicos e privados

camuflagens de cidadania nos shopping centers cariocas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.360

Palavras-chave:

Espaço de consumo privado, Espaço de consumo público, Shopping center, Lazer, Cidadania

Resumo

Shopping centers fazem parte dos cenários das cidades brasileiras. Hábitos de consumo em espaços privados relacionam-se à conveniência, oportunidade e segurança. Este texto visa a discutir sobre espaços de consumo públicos e privados com ênfase em malls. Emprega pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com consumidores que frequentam shopping centers e o espaço público da rua. Trata-se de relato parcial de estudo desenvolvido sobre cidades e consumo. Observa-se que espaços privados se tornam armadilhas de consumo em nome da segurança que a indústria do medo orquestra em grandes centros urbanos. O quadro teórico se baseia em pesquisadores das Ciências Sociais e da Comunicação Social, como Georg Simmel, Roger Caillois e Muniz Sodré. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes). Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador PQ2 do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Jorgiana Melo de Aguiar Brennand, Centro Universitário IBMEC

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário IBMEC. 

Mônica Fort, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Referências

AAKER, David; KUMAR, V.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulations. Paris: Galilée, 1981.

BRENNAND, Jorgiana Melo de Aguiar. De roupas de defunto a artigos de moda: imbricações entre comunicação, consumo e sociabilidade numa feira de brechós em Madureira. 2021. 280 p. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – 2021.

CAILLOIS, Roger. Les Jeux et les hommes. Paris: Gallimard, 1958.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 7. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano. 2: Morar, cozinhar. 3. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.

DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Paris: Les éditions de minuit, 1969.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Bairon. O mundo dos bens – para uma antropologia do consumo. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. BAUER, Martin W.; GASKELL, George (editores). Pesquisa qualitativa com texto; imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LEFEBVRE, Henri. Vers le Cybernanthrope. Paris: Editions Denoël, 1971.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

MOLES, Abraham; ROHMER, Elisabeth. Labyrinthes du vécu – l’Espace: matière d’actions. Paris: Méridiens,

PADILHA, Marcela do Nascimento. O conceito de espaço público como suporte para a análise de cidades com patrimônio histórico-arquitetônico protegido. In: Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL. Costa Rica. 2º sem. 2011, p. 1-21.

PADILHA, Marcela do Nascimento Padilha y Reinaldo Pacheco, Reinaldo. Espaço público ou espaço de consumo? O caso da Praça Higino da Silveira, um lugar turístico da cidade de Teresópolis/RJ. In: Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 28 (junio/junho 2020).

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2007.

SIMMEL, Georg. Philosophie de la modernité. Paris: Payot, 2004.

SODRÉ, Muniz. A Ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Ferreira Freitas, R., Melo de Aguiar Brennand, J., & Fort, M. C. (2023). Entre espaços públicos e privados: camuflagens de cidadania nos shopping centers cariocas. Revista ALCEU, 23(50), 51–72. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.360

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Cidadania