Pantanal em memes

Mediações emergentes do consumo televisivo em publicações de redes sociais sobre temáticas político-sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.364

Palavras-chave:

Telenovela, Pantanal, Memes

Resumo

O artigo busca compreender o papel desempenhado por memes – conteúdos digitais virais compartilhados no âmbito de comunidades online (SHIFMAN, 2014; SARMENTO; CHAGAS, 2020) – na circulação da telenovela Pantanal, remake exibido pela Rede Globo entre março e setembro de 2022. Como hipótese, discutimos o papel dos memes no circuito cultural (JOHNSON, 2007; ESCOSTEGUY, 2007) da obra televisiva como atrelado à atualização do papel da telenovela brasileira enquanto espaço de discussão de temas de interesse público na contemporaneidade. Por meio do mapeamento temático de memes reunidos pela página @remakepantanal no Instagram, a pesquisa observa uma alta incidência de publicações sobre as temáticas acesso à educação, homofobia e direitos da mulher. Por fim, com base nas reflexões apresentadas, o trabalho discute o papel dos memes como formas de mediação da recepção da telenovela a partir de ritualidades e socialidades (MARTÍN-BARBERO, 2009) próprias das redes sociais digitais.

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Biografia do Autor

Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa RisoMídia – Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e coordenadora do GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). 

Ana Lucia Pinto da Silva Nabeiro, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES, sob orientação da Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin. Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi e jornalista formada pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa RisoMídia – Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq).

Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil, com período sanduíche na University of California, Los Angeles. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP, Brasil.

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AUTOR, 2022.

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Publicado

05.01.2024

Como Citar

Scabin, N. L. C., Nabeiro, A. L. P. da S., & Ferraraz, R. (2024). Pantanal em memes: Mediações emergentes do consumo televisivo em publicações de redes sociais sobre temáticas político-sociais. Revista ALCEU, 23(51), 4–24. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.364

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Cidadania