Podcast do PPGCOM/PUC-Rio discute impulsionamento digital na propaganda eleitoral

Entrevista com os professores Edgar Lyra, Arthur Ituassu e Marcelo Alves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.373

Palavras-chave:

Propaganda eleitoral, Mídias sociais, Política, Eleições 2022, Impulsionamento político digital

Resumo

A campanha eleitoral de 2022 ficou marcada pelo crescimento significativo de uma novidade introduzida no contexto brasileiro em 2018: o impulsionamento político digital. A estratégia se intensificou a partir daquela eleição e somente em 2022 movimentou mais de R$ 100 milhões, investidos em propaganda em plataformas como Facebook, Instagram, Google e Youtube. O fenômeno foi acompanhado pelo Observatório PUC-Rio de Mídias Digitais, coordenado pelos professores Arthur Ituassu e Marcelo Alves, com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), coordenado pelo professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os métodos de propaganda eleitoral digital e seus efeitos sobre a democracia foram tema de uma das edições do Podcast do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio), gravado ente o primeiro e segundo turnos das eleições de 2022. Os entrevistados foram os professores Arthur Ituassu e Marcelo Alves (PPGCOM/PUC-Rio) e Edgar Lyra, diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais do CPDOCFGV-RJ (2018), com a dissertação O Caso Proconsult: embates na apuração das eleições para o governo fluminense em 1982. É pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes (2012). Graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979). É coeditor dos sites do Departamento de Comunicação PUC-Rio. Possui mais de 40 anos de experiência como profissional de jornalismo, com passagens pelos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro nas áreas de jornal (O Dia, Jornal do Brasil e O Globo) e rádio (Rádios JB, CBN e BandNews). Autor do livro "O caso Proconsult: a história da tentativa de fraude que caiu no esquecimento". 

Downloads

Publicado

30.08.2023

Como Citar

Silveira, M. (2023). Podcast do PPGCOM/PUC-Rio discute impulsionamento digital na propaganda eleitoral: Entrevista com os professores Edgar Lyra, Arthur Ituassu e Marcelo Alves. Revista ALCEU, 23(49), 124–136. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.373

Edição

Seção

Entrevista