As paisagens dos megaeventos esportivos antes , durante e depois da Pandemia

O caso da Maratona do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.399

Palavras-chave:

Maratona do Rio, Transição de paisagem, Cidade Mercadoria, Cidade Maravilhosa

Resumo

Os megaeventos esportivos atraem mídia, público e retorno financeiro para suas sedes (ARANTES, 2020). No início Pandemia, em 2020, as Olimpíadas foram adiadas por atraírem concentrações de pessoas, mas alguns eventos esportivos se mantiveram no pico da Pandemia na modalidade virtual, como a Maratona do Rio de Janeiro (COUTO e FREITAS, 2023). Neste artigo, abordaremos como as paisagens do megaevento esportivo foram transformadas antes, durante e depois da Pandemia.
Para tanto, serão adotadas duas metodologias: a etnografia (GEERTZ, 2008), com a ida ao campo, e a participação observante (PERUZZO, 2014). Observa-se que a Maratona do Rio explorou a paisagem do imaginário da Cidade Maravilhosa durante a Pandemia e, com a liberação das atividades físicas pela Prefeitura do Rio, configurou uma paisagem transestética e espetacular em 2022.

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Biografia do Autor

Tatiana Cioni Couto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente na área de Comunicação em jornalismo e marketing. Consultora autônoma de marketing digital do Sebrae Nacional.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Cioni Couto, T. (2024). As paisagens dos megaeventos esportivos antes , durante e depois da Pandemia: O caso da Maratona do Rio de Janeiro. ALCEU, 24(52), 158–175. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.399

Edição

Seção

Dossiê Estudos contemporâneos em comunicação e esporte