A construção de um ídolo transcultural no mercado global
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.400Palavras-chave:
Comunicação, Futebol, Idolo, Imagem pública, Jogador-produtoResumo
Analisa o caso do jogador egípcio Mohamed Salah, do Liverpool FC, da Inglaterra, como exemplo bem-sucedido de construção de um ídolo transcultural dentro de um cenário de internacionalização do futebol como negócio. Estuda suas redes sociais por monitoramento orgânico de 2021 a 2023, na tentativa de compreender como a imagem do jogador seria capaz de romper barreiras culturais entre os torcedores do clube. Estabelece cinco categorias (trabalho, sucesso, família, multiculturalismo e legitimação comercial) em torno de signos culturais, analisando os posts à luz do conceito de hiper-ritualização. Defende que o jogador é capaz de construir uma imagem multiculturalista, superando barreiras nacionais. Defende que ele faz isso pela imagem positiva que constrói com imagens, apontando para seu trânsito cultural.
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