A construção de um ídolo transcultural no mercado global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.400

Palavras-chave:

Comunicação, Futebol, Idolo, Imagem pública, Jogador-produto

Resumo

Analisa o caso do jogador egípcio Mohamed Salah, do Liverpool FC, da Inglaterra, como exemplo bem-sucedido de construção de um ídolo transcultural dentro de um cenário de internacionalização do futebol como negócio. Estuda suas redes sociais por monitoramento orgânico de 2021 a 2023, na tentativa de compreender como a imagem do jogador seria capaz de romper barreiras culturais entre os torcedores do clube. Estabelece cinco categorias (trabalho, sucesso, família, multiculturalismo e legitimação comercial) em torno de signos culturais, analisando os posts à luz do conceito de hiper-ritualização. Defende que o jogador é capaz de construir uma imagem multiculturalista, superando barreiras nacionais. Defende que ele faz isso pela imagem positiva que constrói com imagens, apontando para seu trânsito cultural.

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Biografia do Autor

Leticia Cantarela Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Doutora em Comunicação pela UFF. 

Filipe Mostaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Professor adjunto de Jornalismo e membro do Programa de Pós-Graudação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) .

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Publicado

30.05.2024

Como Citar

Matheus, L. C., & Mostaro, F. (2024). A construção de um ídolo transcultural no mercado global . Revista ALCEU, 24(52), 238–255. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.400

Edição

Seção

Dossiê Estudos contemporâneos em comunicação e esporte