Tempo passado, imagem presente

A recorrência do plano-tableau em filmes brasileiros de reconstituição histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed54.2024.427

Palavras-chave:

Pintura, História, Cinema brasileiro

Resumo

O artigo investiga a recorrência do dispositivo formal do plano-tableau – um plano cinematográfico que se comporta à maneira de uma pintura – em filmes brasileiros que se dedicam, total ou parcialmente, à reconstituição histórica. Serão analisadas sequências de São Paulo, sinfonia da metrópole (Rodolpho Rex Lustig e Adalberto Kemeny, 1929), O descobrimento do Brasil (Humberto Mauro, 1937), Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1977), Independência ou morte (Carlos Coimbra, 1972), Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Sermões, a história de Antonio Vieira (Júlio Bressane, 1989) e Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995). Ao colocar o dispositivo de representação em primeiro plano, em vez de disfarçá-lo na transparência mimética, o plano-tableau fornece uma imagem que se assume como discurso reflexivo sobre a história brasileira, amiúde problematizando as narrativas oficiais.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Oliveira Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Arte, Cultura e Linguagens da mesma instituição. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação do Prof. Dr. Ismail Xavier, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Orientador : Prof. Dr. Philippe Dubois). Autor do livro "A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo" (Papirus, 2013).

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Publicado

11.12.2024

Como Citar

Oliveira Junior, L. C. (2024). Tempo passado, imagem presente: A recorrência do plano-tableau em filmes brasileiros de reconstituição histórica. Revista ALCEU, 24(54), 6–40. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed54.2024.427

Edição

Seção

Artigos