Buscando os nexos da História

Visadas transnacionais no cinema político moderno (1967-1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed54.2024.436

Palavras-chave:

Visada transnacional, abordagem interconectiva, cinema político moderno, Jean-Luc Godard

Resumo

O artigo examina um conjunto de seis filmes produzidos entre 1967 e 1970 que dão corpo a uma reflexão política marcada por um esforço comum de abordar realidades históricas de países distintos para pensar as suas conexões. Tal conjunto inclui os curtas Câmera-olho (J.-L. Godard, França, 1967), Os jornais deles (H. Farocki, RFA, 1967), Fogo inextinguível (H. Farocki, RFA, 1969) e Lenin Vivo (Joaquin Jordá e Gianni Toti, Itália, 1970); e os longas Der Leone have sept cabeças, (Glauber Rocha, Congo-Brazzaville/França/Itália, 1970) e Petit à Petit (Jean Rouch, Niger / França, 1970).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Araujo Silva, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo, do qual é também Coordenador. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Doutor em filosofia (em regime de co-tutela) pela UFMG e pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne).

Luís Felipe Flores, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM/UFMG e Mestre em Cinema pelo PPGArtes/UFMG. Professor de cinema na PUC Minas, além de curador e pesquisador. Organizou as retrospectivas de Trinh T. Minh-ha e Rithy Panh no Brasil. Foi curador do FestCurtasBH, do forumdoc.bh e da Lona – Mostra Cinemas e Territórios. Coordena a curadoria do CineCipó – Festival do Filme Insurgente. Participa do núcleo audiovisual do Espaço Comum Luiz Estrela e atua como elo na Teia dos Povos de Minas Gerais

Referências

ARAÚJO, Mateus. Straub, Huillet e o ensaísmo dos outros. Devires, Vol. 10, n.1, p.108-137, jan-jun 2013.

______. A mise en scène do pensamento em Godard. La Furia Umana, n. 33, 2018.

______. Joaquín Jordá and the disobedience of images. In: Fran Benavente & Glòria Salvadó Corretger (Eds.). ReFocus: The Films of Joaquín Jordá. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2025 (no prelo).

BARROS, José D’Assunção. Histórias interconectadas, histórias cruzadas, abordagens transnacionais e outras histórias. Secuencia, n.103, p.1-30, enero-abril 2019.

BRENEZ, Nicole et al. Jean-Luc Godard: Documents. Paris: Centre Georges Pompidou, 2006.

DEL VALLE D’ÁVILA, IGNACIO; MARIÑO, Cecilia. N. G.; MAIA, Guilherme. Foco no Sul: Estudos Comparados e História Conectada nos casos do cinema argentino e brasileiro. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE), vol. 17, p. 386-391, 2019.

ELSAESSER, Thomas (Org.). Harun Farocki – Working on the sightlines. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2004.

FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra, 2013.

FLORES, Luís F. D. O cinema como contra-Verbund: Harun Farocki e o trabalho com as imagens do mundo. (Tese de Doutorado). Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2021.

FORTINI, Franco; STRAUB, J.-M. & HUILLET, D. Les chiens du Sinaï - Fortini/Cani. Paris: Cahiers du Cinema / Albatros, 1979.

MANRESA, Laia. Joaquín Jordá, la mirada lliure. Barcelona: Filmoteca de Catalunya, 2006.

NARBONI, Jean. Futurs antérieurs. In: COMOLLI, Jean-Louis et al. Cinéma et politique: 1956-1970. Paris: Bibliothèque Centre Pompidou, 2001, p.9-19.

PANTENBURG, Volker. Farocki / Godard: Film as theory. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2015.

SANTOS, Teotônio dos. A teoria da dependência: balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SCHWARZ, Roberto. Um departamento francês de ultramar. In: Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p.207-211.

______. Tese de Trótski transforma visão de países periféricos como quintal do mundo. Folha de São Paulo (Caderno Ilustríssima), 30/7/2022.

SILVA, Mateus Araújo (Org.). Jean Rouch: Retrospectivas e Colóquios no Brasil 2009. Belo Horizonte: Balafon, 2010.

STRAUB, Jean-Marie & HUILLET, Danièle. Écrits. Paris: Independencia, 2012.

SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes Towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Cambridge, v. 31, n. 1, 1997, p. 735-762.

SZTUTMAN, Renato. A utopia reversa de Jean Rouch: de Os Mestres loucos a Petit à petit. Devires, Vol. 6, n. 1, p. 108-125, jan/jun 2009.

TROSTKY, Leon. A História da Revolução Russa. Trad. E. Huggins. 1º volume – A queda do Tzarismo. 3ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

VÉRAY, Laurent. Loin du Vietnam. Paris: Paris Expérimental, 2004.

WAUGH, Thomas. Loin du Vietnam (1967), Joris Ivens and Left Bank documentary. Jump Cut, n. 53, summer 2011

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

Araujo Silva, M., & Felipe Flores, L. (2024). Buscando os nexos da História: Visadas transnacionais no cinema político moderno (1967-1970). Revista ALCEU, 24(54), 41–60. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed54.2024.436

Edição

Seção

Artigos