Epistemologia da pesquisa em comunicação e consumo

algumas conjecturas teóricas e prospecções empíricas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.130

Keywords:

Communication, Consumption, Bibliometrics

Abstract

This article aims to discuss some epistemological perspectives of communication and consumption research. For that, firstly, it is carried out a review of how consumption has been framed in some paradigms of communication theory. After that, secondly, it is shown a bibliometric study done using CAPES’s database to figure out how masters’ and PhDs thesis have had operated it. As a main conclusion, it is shown that the epistemological multiplicity is far away to be a weakness in the sense that it offers empirical and theoretical lashing that provides a flourishing field for the growth of critical perspectives.

Downloads

Author Biography

Luiz Peres Neto, ESPM-SP

Luiz Peres Neto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), onde trabalhou como docente e pesquisador dentro do Programa de Formación de Personal Investigador do Ministerio de Educación y Ciencia (FPI-MEC). É professor e pesquisador (20h) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM-SP (Brasil), onde atualmente é também coordenador do ESPM MediaLab e líder do GPECC - Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo. É professor associado (6h) na Universitat de Girona (Espanha), onde ministra disciplinas para a graduação em Publicidade e Relações públicas. Ademais, é professor colaborador na Universitat Oberta de Catalunya (Espanha) e, desde 2019, pesquisador associado do Institut de la Comunicació (In-COM) da Universidad Autónoma de Barcelona (espanha). Realizou, em 2015, estágio pós-doutoral na Annenberg School for Communication, da University of Pennsylvania (EUA), como CAPES/ Fulbright Post-doctoral Researcher Fellow. Dedica-se a pesquisas relacionadas a comunicação e consumo, com especial interesse em temas relacionados com a ética, política e audiências em contextos digitais. 

Published

2017-06-10

How to Cite

Peres Neto, L. (2017). Epistemologia da pesquisa em comunicação e consumo: algumas conjecturas teóricas e prospecções empíricas. ALCEU, 17(34), 18–32. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.130

Issue

Section

Artigos