Imagens e marcas: um imaginário ligado à epidemia de HIV-Aids no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.132

Keywords:

HIV/Aids, Aids prevention, Advertising campaigns, Sexuality

Abstract

This article is about some issues related to the images that were closely associated to the vírus HIV, in the early beginning years of the epidemic, and the supposed remain of this “model” until nowadays, fostering the creation of an imaginary related to Aids and HIV, so then we can see the possible consequences of this “bond”. We will conduct the discussion through the discourses related to Aids displayed in the media, beyond the discourses from the medical authorities and juridical ones, and with the display of prevention campaigns from the last three decades. Doing that, we will try to understand the social management of the epidemics and it´s reflect in the official prevention.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Berruezo Portinari, PUC-Rio

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com sanduíche realizado na New School for Social Research, EUA (1996). Atualmente é professor adjjunto no Curso de Graduação em Design e no Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, vinculada à linha de pesquisas em Design, Cultura e Sociedade e ao Laboratório da Representação Sensível (LaRS). Atuou como Coordenadora do PPG Design de 2005 a 2010, e como Coordenadora Setorial de Pós-Graduação do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio, de 2010 a 2016. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica e Psicologa Social, especialmente nas áreas de Estudos de Corpo, Gênero e Sexualidade. . Atua como psicanalista e é líder do Grupo Barthes de pesquisas sobre imaginário, corpo, gênero e subjetividade.

Simone Marie Berthe Medina Wolfgang, Centro Universitário Hermínio da Silveira

Possui graduação em desenho industrial/comunicação visual pela PUC-Rio. Mestre em Design pela PUC-Rio. Doutora em Design na PUC-Rio.Graduanda e pós doutoranda em Saúde Coletiva pela UFRJ. Professora TP da escola de comunicação e Design e do IBMR. Professora Horista do curso de fotografia da UNESA. Trabalha como fotógrafa profissional desde 1999, é fotografa oficial da ONG INCEDEN desde 2005. É pesquisadora em HIV/Aids, especialista na concepção de campanhas de prevenção de doenças infecto contagiosas, pesquisadora de novos meios de prevenção, incluindo a PrEP.

Published

2017-06-10

How to Cite

Berruezo Portinari, D., & Berthe Medina Wolfgang, S. M. . (2017). Imagens e marcas: um imaginário ligado à epidemia de HIV-Aids no Brasil. ALCEU, 17(34), 45–6. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.132

Issue

Section

Artigos