Psicologia, marketing e experiência elementar

implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.154

Keywords:

History of psychology, Elementary experience and psychology, History of marketing

Abstract

Among the Contemporary Marketing, the notion of “person” seems to be the tonic for marketing approach of the concept of consumer, attempting to grasp a more human vision of the consume, despite lack any anthropological or philosophical foundation. Therefore, in search of a theorical foundation to these new trends, we have addressed to the “Elementary Experience by Luigi Giussani. So, this research aims to understand the possible relations between Psychology, Marketing and the Elementary Experience concept (Giussani, 2009) in order to develop an integral approach to the consumer seen as a person. It is a theoretical research that lies into the thematic scope between Consumer Psychology and Marketing, relating them in a historical perspective, in the period from the 19th century to the 20th century. The conclusion refers to the idea that the twenty-first century there is a possibility to consider the consumer as “person,” and that the “Elementary Experience’ may be relevant to discuss this approach.

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Author Biographies

Carmen Silvia Porto Brunialti Justo

Doutoranda no PPGCTS - Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR - Universidade de São Carlos. Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Graduação em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos (2005) .Pós-graduada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing(1994) . Professora e coordenadora dos Cursos de Comunicação - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Tecnólogo em Produção Audiovisual, do Centro Universitário Barão de Mauá.Também é orientadora de TCC e PIC - Projeto de Iniciação Científica, nos temas relacionados a : marketing e comunicação digital , história da comunicação, responsabilidade social e marketing de causas. É vice-líder do grupo de Pesquisa NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisa de Educação e Diversidade, responsável pelo Projeto "História, Memória e Cegueira: contriubuições da Escola para Cegos "Helen Keller" (1954 - 1990) de Ribeirão Preto à Educação", financiado pela FAPESP No. 2017/ 23240. Atuou como assessora de marketing e comunicação em empresas de pequeno e médio porte. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, marketing, comunicação de marketing, historia da psicologia, mídias digitais e marketing para o terceiro setor. 

Marina Massimi, Universidade de São Paulo - USP

Atualmente é Professora Senior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Possui graduação em Psicologa - Università degli Studi di Padova (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1989). Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo. 

Published

2016-12-10

How to Cite

Porto Brunialti Justo, C. S., & Massimi, M. . (2016). Psicologia, marketing e experiência elementar: implicações para o desenvolvimento do conceito de consumidor. Revista ALCEU, 16(33), 107–124. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.154