Traços da perambulação no Cinema Marginal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.157

Keywords:

Modern Brazilian cinema, Underground Cinema, Perambulation

Abstract

To defining the perambulation traits of Underground Brazilian cinema, this article articulates theoretical definitions, the artistic-cinematographic context and the mapping of a group of films, seen in their physical and thematic formulations, and also in the characters experience, dividing them into four keys: automotive perambulations, pedestrian perambulations, prophetic perambulations and the perambulation in tune with the social gap.

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Author Biography

Fábio Raddi Uchôa, UTP

Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, realizados respectivamente com bolsas FAPESP e CAPES. Graduação em Ciências Sociais pela FFLCH/USP e Pós-Doutorado em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). Atualmente, é Professor Adjunto do PPGCom/UTP. Tem experiência nas áreas de comunicação, cinema , tratamento de acervos e sociologia urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema moderno, cinema experimental e, no contexto da produção audiovisual atual, a migração de procedimentos entre cinema, publicidade e séries de TV. É autor do livro "Ozualdo Candeias e o cinema de sua época (1967-83) - perambulação, silêncio e erotismo" (2019, Alameda Editorial). Foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (2013-17) e, no momento, compõe o Conselho Fiscal da entidade (gestão 2019-2021) Pesquisa em curso: A vanguarda Letrista e o cinema de Maurice Lemaitre. É coordenador do grupo Cine&Arte (CNPQ) e pesquisador dos grupos História da Experimentação no Cinema e na Crítica (USP) e Cinemídia (UFSCar). 

Published

2016-12-10

How to Cite

Raddi Uchôa, F. (2016). Traços da perambulação no Cinema Marginal. ALCEU, 16(33), 157–174. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.157