Hagiografia fílmica

Porque a vida de um santo não é uma cinebiografia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.169

Keywords:

The lives of saints, Gender, Biopic, Aesthetics, Theology, Film

Abstract

The object of this article are the films the lives of Christian saints, such as Joan of Arc (Victor Fleming, 1948); St. Rita (Giorgio Capitani, 2004); Bernadette (Jean Delannoy, 1988); The Song of Bernadette (Henry King, 1943); Antonio, Warrior of God (Antonello Bellucco, 2006); Brother Sun, Sister Moon (Zeffirelli, 1972). Inspired by the work of Pamela Grace put these films in direct relationship with the biopic, we’ll make this author a critical dialogue, and will check the aesthetic and narrative elements characteristic of these productions in Cinema and Audiovisual. This paper seeks to demonstrate that a Filmic Hagiography is not a biopic or biography. Establishing the hagiographic movie as one of the genres that make up the field of Religious Film

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Author Biography

Luiz Antonio Vadico

Licenciado e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi professor titular do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi por catorze anos. Foi também Supervisor do Centro de Estudos do Audiovisual (UAM). Professor de Comunicação, Estética e Cultura de Massa no curso de Extensão em TV para a Televisão Pública de Angola (TPA), em Luanda, Angola. Membro do Conselho Editorial da Revista Interatividade. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Consultor e parecerista. Escritor e poeta. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, estética do audiovisual, narratividade, cinema e religião, teologia e cinema, televisão e religião, arte e comportamento.
Autor dos livros: O Campo do Filme Religioso: Religião, cinema e sociedade; Cinema e Religião: perguntas e respostas; Filmes de Cristo Oito aproximações; Maria de Deus; Memória Impura; Noite Escura; Fábulas Cruéis.Na graduação autou em disciplinas como: Ética e Bases Humanas; Linguagem Cinematográfica; Linguagem Audiovisual; História do Cinema I e II; Teoria do Cinema. Na pós-graduação atuou nas disciplinas Modos narrativos no Audiovisual e Estética dos Meios Audiovisuais, seno o titular ao longo de catorze anos. 

Published

2016-06-10

How to Cite

Vadico, L. A. (2016). Hagiografia fílmica: Porque a vida de um santo não é uma cinebiografia. Revista ALCEU, 16(32), 166–182. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.169