Imaginary and LGBTQIAP+phobia in media textualities

Gay kit and gender ideology during the election period on Canal das Bee

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.261

Keywords:

Imaginary, LGBTQIAP phobia, Textualities

Abstract

This article presents the mobilization of the imaginary as a methodological tool for the apprehension of LGBTQIAP+phobia in media textualities. As a corpus of analysis, we selected two videos published on YouTube by Canal das Bee during the election period for the presidency, that dealt with Gender Ideology and Kit gay, two polemics that had LGBTQIAP+phobia as the operative key. We consider that the imaginary historically built on homosexuality contributed to provoke a feeling of threat in relation to the non-normative practices of gender, sex and sexuality that are triggered by these controversies. As a gesture of analysis, media textualities can contribute to the
emergence of LGBTQIAP+phobic imaginary that cross the power games and the meaning relations that constitute Brazilian society in the second half of the 21st century.

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Author Biographies

Philippe Oliveira Abouid, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando (2020-2024) em Comunicação Social, Linha de Pesquisa: Textualidades Midiáticas (UFMG); Mestre em Comunicação Social (UFMG), especialista/MBA em Marketing, Jornalista. Pesquisador no grupo de pesquisa Insurgentes, vinculado ao Programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG; e no Tramas Comunicacionais: Núcleo de Estudos Narrativa e Experiência (2018-2020). Trabalhou como Coord. de Comunicação e Marketing na TVC BH - canais 06 (Net) e 13 (Oi TV Cabo); Atuou em produção, reportagem e ancoragem em programas de TV, analista de Marketing, analista de Comunicação/educador acadêmico no Centro Universitário UniBH (TV Uni) e supervisão de estagiários em Comunicação na TVC BH.

Carlos Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no programa de pós-graduação. Doutor em Comunicação Social pela UFMG. Pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes (Processo: CAPES/FCT nº 9680/14-4 ). Atualmente é pesquisador em projetos vinculados ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, sobre coberturas jornalísticas relativas ao HIV, Aids e homofobia, com financiamentos do CNPq e da Fapemig, e projeto de pesquisa sobre violências contra mulheres (em crimes tipificados como de proximidade), com financiamentos da Fapemig e do CNPq. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre divulgação científica. É o coordenador do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber. As pesquisas em desenvolvimento articulam, a partir de produtos e processos midiáticos, conceitos como narrativa, acontecimento, divulgação científica, enquadramento, homofobia, violência e relações de gênero. Além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor dos livros Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas: a cobertura da Aids pela Folha de S.Paulo de 1983 a 1987 (2009) e Jornalismo, homofobia e relações de gênero (2012). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2.

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Published

2022-12-18

How to Cite

Oliveira Abouid, P., & de Carvalho, C. A. (2022). Imaginary and LGBTQIAP+phobia in media textualities: Gay kit and gender ideology during the election period on Canal das Bee. Revista ALCEU, 22(48), 195–215. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.261

Issue

Section

Artigos