Narrativas juvenis e socialização reflexiva

Do que falam os jovens quando falam de mídia?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.224

Palabras clave:

Juventud, narrativa, medios de comunicación, socialización, experiencia

Resumen

Este artículo presenta los resultados de la investigación “Visiones de la juventud: mediatización, alfabetización y producción de significados”, realizada en una escuela pública en Niterói, región metropolitana de Río de Janeiro. Utilizando la observación participativa como metodología, la investigación buscó comprender cómo los sujetos producen significados sobre la condición juvenil (DAYRREL, 2007). La observación tuvo lugar durante un taller de producción y lectura crítica de los medios, ofrecida en seis reuniones cara a cara, en 2019. Teniendo como pre-texto las discusiones sobre el funcionamiento y las funciones del periodismo en la sociedad, observamos la forma particular como un grupo de los estudiantes de octavo grado, marcados por diferentes procesos de socialización, pero que comparten, entre ellos, la misma posición generacional (MANNHEIM, 1952), "producen juventud" (DUBET, 1994) en sus narrativas. Entre las percepciones, se destaca la forma en que tensan los límites de la participación juvenil en la esfera pública, basada en la experiencia cotidiana, y le dan "nuevos significados a la vida escolar" (CORROCHANO; DOROW, JARDIM, 2018, p. 51).s narrativas.

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Biografía del autor/a

Carla Baiense Felix, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da mesma universidade. Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lidera o grupo de pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais (CNPq 2014). Investiga as novas formas de produção, circulação e consumo de informação entre os jovens e seus efeitos político-sociais e a representação de jovens e outros grupos sociais nos produtos midiáticos. Sua atual pesquisa "Visões da juventude: Midiatização, letramento e produção de sentidos entre jovens secundaristas" integra o projeto "Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação?, contemplado com o EDITAL PARA GRUPOS EMERGENTES/2019, da FAPERJ. É doutora e mestra em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Marketing pelo Instituto Coppead/UFRJ. Atuou como editora, subeditora e repórter em jornais e revistas especializados em negócios e novas tecnologias e na coordenação de projetos editoriais para veículos online. 

Citas

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Baiense Felix, C. (2021). Narrativas juvenis e socialização reflexiva: Do que falam os jovens quando falam de mídia?. Revista ALCEU, 21(43), 191–209. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.224