A produção do “aovivismo”:
música, tecnologia e performance midiatizada em tempos de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.246Palavras-chave:
Música ao vivo, Performance, TecnologiaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a noção de performance no campo da música ao vivo, a partir de uma abordagem comunicacional, tendo como caso de estudo a tendência de produção de apresentações através das redes sociais durante o isolamento social adotado no combate à proliferação do novo coronavírus. Questões sobre a mediação tecnológica e documentação da performance; o “aovivismo” e temporalidades complexas dos produtos midiáticos; usos das redes sociais e novas interações entre músicos e fãs são alguns temas abordados para tentar entender o lugar da música ao vivo dentro da cultura midiática atual. Muito além de tentar entender a performance midiatizada como uma faceta oposta da performance incorporada e presencial, busca-se uma visão ampla que contemple a ação de indivíduos e tecnologias, buscando uma perspectiva que construa a música ao vivo contemporânea a partir de elementos não, necessariamente, musicais.
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