Impacto do consumo de informação nas mídias sociais na percepção de desinformação no contexto eleitoral mexicano em 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.346

Palavras-chave:

Mídias sociais, Redes sociais, Informações falsas, Desinformação, Eleições

Resumo

O surgimento e consolidação das mídias sociais como meio de obtenção de informações tem promovido o fenômeno da desinformação por meio da criação, produção e divulgação de informações falsas. Este estudo parte da hipótese de que a percepção da desinformação através dos media e das redes sociais está relacionada aos níveis de consumo de informações por meio dessas plataformas, principalmente em um contexto eleitoral. Para isso, foi aplicado um questionário nacional na conclusão das eleições federais mexicanas de 2021. De acordo com os resultados obtidos nas análises efetuadas, foi possível aceitar esta hipótese, o que denota o indubitável papel que a desinformação desempenha durante os processos eleitorais. Sendo uma linha de investigação relativamente nova, a literatura sobre o tema é limitada, pelo que é necessário continuar a aprofundar os efeitos que a desinformação gera nas atitudes políticas dos cidadãos.

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Biografia do Autor

Jessie De Elias, Universidad Autónoma de Nuevo León

Maestría en Ciencias Políticas (Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales).  Licenciada en Relaciones Internacionales (Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales).

Carlos Muñiz, UANL, Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales, Monterrey (Nuevo León), México

Carlos Muñiz é formado em Comunicação Audiovisual (2000) e doutorado em Comunicação (2007) pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidad Autónoma de Nuevo Leon (México), onde é Coordenador do Laboratório de Comunicação Política (LACOP) e líder do Grupo de Pesquisa de Comunicação Política e Opinião Pública. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México desde 2010, reconhecido pelo CONACYT como nível II.

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Publicado

18.12.2022

Como Citar

De Elias, J. ., & Muñiz, C. . (2022). Impacto do consumo de informação nas mídias sociais na percepção de desinformação no contexto eleitoral mexicano em 2021. Revista ALCEU, 22(48), 126–144. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.346

Edição

Seção

Dossiê Consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina