Velocidade à brasileira
construção e desconstrução do ídolo automobilístico no documentário “O fabuloso Fittipaldi” (1973)
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.389Palavras-chave:
ídolo automobilístico, RESENHA, FittipaldiResumo
Trata-se de resenha avaliativa do documentário "O fabuloso Fittipaldi", dirigido em 1973 pelos cineastas Roberto Farias e Hector Babenco. Volve-se a um filme realizado há mais de meio século e sua motivação para análise assenta no fato de que se está diante de uma das primeiras películas a dar tratamento cinematográfico a um piloto de corridas e a um dos maiores ídolos automobilísticos nacionais, o paulistano de classe média, Emerson Fittipaldi. Dirigido durante o período ditatorial do início dos anos 1970, quando o futebol tricampeão mundial hegemonizava as atenções da sociedade e do imaginário brasileiros, este registro audiovisual é analisado como um bem cultural significativo para a construção da persona do ídolo esportivo e para o entendimento da idolatria em torno dessa modalidade de esporte profissional no país, cujo apelo passional é regido pelo fascínio em torno da máquina-carro, de sua respectiva velocidade motorizada e mesmo do risco de morte na pista. O objetivo é acompanhar a narrativa fílmica, de modo a examinar o modo como a personagem central é enquadrada e construída. Para tanto, nosso argumento central é o de que o filme, a contrapelo de um formato tradicional de edificação da figura do ídolo, oferece em igual proporção elementos menos previsíveis e mais interessantes de desconstrução do protagonista idolatrado. Assim, no momento em que Fittipaldi logra a conquista de seu primeiro título mundial na Fórmula 1 (1972) e alcança o topo do prestígio internacional na categoria, os documentaristas representam sua trajetória imersa em indecisões familiares, em hesitações pessoais e prenhe de questões desconstrutoras do senso-comum acerca do gênio predestinado ou da ilusão biográfica que reconstitui o percurso prévio e consabido de um campeão.
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