Midiatização, crise da enunciação jornalística e a multiplicidade de enunciadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.117

Palavras-chave:

Midiatização, Jornalismo, Enunciação

Resumo

Os jornais desenvolvem estratégias para adequar-se à ambiência da midiatização, mas, muitas vezes, demonstram não saber que caminho tomar diante da protagonização do leitor, do predomínio de material noticioso que circula nas redes sociais e do atravessamento de múltiplas enunciações. O objetivo do artigo é mostrar operações que indiquem como o processo de enunciação jornalística é afetado pela midiatização. Para isso, fez-se entrevistas com editores para compreender como as enunciações dos leitores são problematizadas e transformadas no fazer jornalístico. Foram coletados materiais noticiosos publicados por sete jornais do interior gaúcho. Além disso, analisaram-se marcas discursivas deixadas por leitores no ambiente digital que apontem para a emergência de outras enunciações além da jornalística.

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Biografia do Autor

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada I do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria desde 2010. Realizou - de agosto de 2015 a fevereiro de 2016 - pesquisa de estágio pós-doutoral no exterior com bolsa da CAPES na área de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, tendo como supervisor o professor doutor João Pissarra Esteves. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), como bolsista do Porticus Program for Research in Media Religion and Culture (EUA), com orientação do professor doutor Antonio Fausto Neto. Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2002), na área de mídia e esporte, com orientação do professor doutor Antonio Fausto Neto. Jornalista formada pela UFSM (1998), com trabalho final de curso orientado pelo professor Paulo Roberto Oliveira Araújo. Integrou o Grupo PET Comunicação Social de 1996 a 1998, com tutoria do professor doutor Adair Caetano Peruzzolo. Interesses de pesquisa: Midiatização das práticas sociais; Produção, circulação e reconhecimento dos discursos midiáticos; mídia, cultura e religião; Interação discursiva; enunciação, mídia e atores sociais; espaços para participação e estratégias discursivas das mídias e dos atores sociais; Jornalismo impresso em suas distintas ambiências e suas relações com outras mídias, sujeitos e campos sociais.

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Publicado

10.12.2017

Como Citar

Borelli, V. (2017). Midiatização, crise da enunciação jornalística e a multiplicidade de enunciadores. Revista ALCEU, 17(35), 35–46. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.117

Edição

Seção

Artigos