Midiatização, crise da enunciação jornalística e a multiplicidade de enunciadores
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.117Palabras clave:
Midiatização, Jornalismo, EnunciaçãoResumen
Os jornais desenvolvem estratégias para adequar-se à ambiência da midiatização, mas, muitas vezes, demonstram não saber que caminho tomar diante da protagonização do leitor, do predomínio de material noticioso que circula nas redes sociais e do atravessamento de múltiplas enunciações. O objetivo do artigo é mostrar operações que indiquem como o processo de enunciação jornalística é afetado pela midiatização. Para isso, fez-se entrevistas com editores para compreender como as enunciações dos leitores são problematizadas e transformadas no fazer jornalístico. Foram coletados materiais noticiosos publicados por sete jornais do interior gaúcho. Além disso, analisaram-se marcas discursivas deixadas por leitores no ambiente digital que apontem para a emergência de outras enunciações além da jornalística.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista ALCEU

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.