O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil
o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.147Palavras-chave:
Comunicação, Copa do Mundo 2014, Jornais estrangeiros, Cultura, Identidade brasileiraResumo
O artigo tem como objetivo analisar reportagens publicadas on-line por países estrangeiros, no dia 12 de junho de 2014, a respeito da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil no mesmo ano. O critério de escolha dos periódicos foi definido a partir dos países participantes da competição, desde que tivessem como idioma oficial o espanhol ou o inglês. A trajetória metodológica foi orientada pela técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2002), caracterizando o estudo como uma pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Com a análise dessas matérias é possível inferir que os olhares estrangeiros reforçaram algumas ideias generalistas sobre o que se entende como cultura e identidade brasileira, como o amor pelo futebol, as belezas das brasileiras e a característica de uma nação cordial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.