O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil

o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.147

Palavras-chave:

Comunicação, Copa do Mundo 2014, Jornais estrangeiros, Cultura, Identidade brasileira

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar reportagens publicadas on-line por países estrangeiros, no dia 12 de junho de 2014, a respeito da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil no mesmo ano. O critério de escolha dos periódicos foi definido a partir dos países participantes da competição, desde que tivessem como idioma oficial o espanhol ou o inglês. A trajetória metodológica foi orientada pela técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2002), caracterizando o estudo como uma pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Com a análise dessas matérias é possível inferir que os olhares estrangeiros reforçaram algumas ideias generalistas sobre o que se entende como cultura e identidade brasileira, como o amor pelo futebol, as belezas das brasileiras e a característica de uma nação cordial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora na Famecos desde 2013 nos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Atualmente é coordenadora da Especialização Lato Sensu em Influência Digital: conteúdo e estratégia, projeto em parceria com UOL EdTECH, e membro do Núcleo de Inovação Pedagógica desde 2018. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2003) na PUCRS. 

Nelson Schneider Todt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Puhl, P. R. ., & Schneider Todt, N. . (2016). O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil: o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras. ALCEU, 16(32), 21–36. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.147

Edição

Seção

Artigos