O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil

o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.147

Palabras clave:

Comunicação, Copa do Mundo 2014, Jornais estrangeiros, Cultura, Identidade brasileira

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar reportagens publicadas on-line por países estrangeiros, no dia 12 de junho de 2014, a respeito da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil no mesmo ano. O critério de escolha dos periódicos foi definido a partir dos países participantes da competição, desde que tivessem como idioma oficial o espanhol ou o inglês. A trajetória metodológica foi orientada pela técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2002), caracterizando o estudo como uma pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Com a análise dessas matérias é possível inferir que os olhares estrangeiros reforçaram algumas ideias generalistas sobre o que se entende como cultura e identidade brasileira, como o amor pelo futebol, as belezas das brasileiras e a característica de uma nação cordial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Regina Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora na Famecos desde 2013 nos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Atualmente é coordenadora da Especialização Lato Sensu em Influência Digital: conteúdo e estratégia, projeto em parceria com UOL EdTECH, e membro do Núcleo de Inovação Pedagógica desde 2018. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2003) na PUCRS. 

Nelson Schneider Todt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2016-06-10

Cómo citar

Puhl, P. R. ., & Schneider Todt, N. . (2016). O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil: o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras. ALCEU, 16(32), 21–36. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.147