O encouraçado Potemkin, Outubro e a Revolução russa

usos da história no processo criativo de Sergei Eisenstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.136

Palavras-chave:

Eisenstein, O encouraçado Potemkin, Outubro, Revolução russa

Resumo

Este artigo pretende analisar os modos pelos quais os elementos estéticos em Eisenstein situaram e trataram certos dados históricos, deslocando-os do campo cognitivo para a criação artística. Desse modo, as questões a serem abordadas são: a) que tipo de narrativa histórica Outubro e O encouraçado Potemkin revelam ao espectador? e b) a partir de quais parâmetros é possível avaliar essas narrativas? Escolhemos como corpus deste artigo os filmes O encouraçado Potemkin e Outubro pelo fato de estes remontarem às grandes turbulências do período prérevolucionário, isto é, a revolta de 1905 e o período imediatamente anterior à Revolução russa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Vinicius Asterito Lapera, Fundação Biblioteca Nacional

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Atualmente, trabalha como pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e é docente do PPGCINE-UFF (Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e TV, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo e comunicação audiovisual, cinema brasileiro contemporâneo, teoria e história da cultura de massa, história do audiovisual brasileiro, audiovisual e ciências sociais, audiovisual e etnicidade.

Downloads

Publicado

2017-06-10

Como Citar

Asterito Lapera, P. V. (2017). O encouraçado Potemkin, Outubro e a Revolução russa: usos da história no processo criativo de Sergei Eisenstein. ALCEU, 17(34), 98–112. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.136

Edição

Seção

Artigos