Transformações do pensamento cinematográfico independente brasileiro:
Uma investigação preliminar
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.15Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Cinema independente, História do cinemaResumo
Este artigo propõe discutir as particularidades, continuidades e rupturas do pensamento cinematográfico independente no Brasil. Apesar de se referir principalmente a um modo de produção cinematográfico alternativo ao modelo do cinema industrial, o termo cinema independente não raro se refere a propostas estéticas e de produção, comercialização e exibição que variam ao longo do desenvolvimento da atividade no Brasil, apresentando maneiras diversas de relação com o Estado e
com sua própria antítese, o cinema industrial. Ao analisarmos o cinema independente nacional como uma estratégia de afirmação em oposição ao mainstream e ao domínio do mercado cinematográfico pelas produções de caráter industrial, nota-se a necessidade de reflexão sobre essa categoria através dessas articulações, assumindo sua complexidade e afirmando sua importância na história do cinema brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.