Histórias midiáticas ou midiatização da história das marcas?

O caso da Nestlé no Brasil, envolvendo o naufrágio do Vapor Itagiba

Autores

  • Adriana G. Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.21

Palavras-chave:

Economia midiatizada, Marca, Institucionalidade, Memória, Comunicação organizacional

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel da memória e da história na lógica econômica e midiatizadora das organizações em processos de expansões globais de suas marcas. Observa-se, a partir do acontecimento do naufrágio do Vapor Itagiba no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, a perspectiva de tratamento da construção de sentidos do acontecimento-objeto, referente ao fato histórico e sua transformação em acontecimento midiático/comunicacional, frente às ações de institucionalização e promoção da marca Nestlé no Brasil. Para tanto, apresenta-se o fato histórico, como acontecimento e os usos midiáticos desta ocorrência em benefício da ação institucional e promoção da memória organizacional da marca Nestlé em sua ação de expansão no contexto brasileiro. O texto finaliza ressaltando os aspectos teóricos e metodológicos para os estudos de midiatização das marcas na ação da construção das institucionalidades e das memórias organizacionais nas culturas, como possibilidade de estabelecer vínculos com os vários públicos das organizações em seus processos de expansão em vários mercados de consumo.

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Biografia do Autor

Adriana G. Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bolsista da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: programas tecnológicos, petrobras, procap, aprendizagem tecnológica e avaliação tecnico-econômica. Desde 2010, vem contribuindo com o Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), particularmente na realização de pesquisas que procurar fazer uma reflexão sobre os processos midiáticos, mercadológicos e culturais e seus impactos na sociedade. 

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

G. Freitas, A. . (2019). Histórias midiáticas ou midiatização da história das marcas? O caso da Nestlé no Brasil, envolvendo o naufrágio do Vapor Itagiba. ALCEU, 19(38), 164–174. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.21

Edição

Seção

Artigos