Paroxismo das câmeras cotidianas
Desafios narrativos
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.223Palavras-chave:
Câmeras, Paroxismo, Narração, ConhecimentoResumo
Este ensaio propõe-se a discutir o tema da proliferação excessiva de registros imagéticos na sociedade contemporânea, apresentando a noção de paroxismo e as dificuldades de se produzir um futuro conhecimento histórico, tendo em vista o extrapolamento dos limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a necessidade de reformulação da noção de narrativa, considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos, a profusão de registro enquanto extrapolamento da memória e a reelaboração das ferramentas interpretativas tradicionais.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Sobremodernidade: do mundo tecnológico de hoje ao desafio essencial do amanhã. In: Moraes, Denis. Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. A. F. Bernardini et al. São Paulo: UNESP/Hucitec, 1988.
BAUDRILLARD, J. Paroxysm. Interviews with Philippe Petit. London; New York: Verso, 1998.
BOURDIEU, P. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: EDUSP, 1996.
BURKE, P. (org). A escrita da história. Novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
CAILLOIS, R. The Edge of Surrealism: A Roger Caillois Reader. Edited by C. Frank and C. Naish. Duke. University Press, 2003.
DE CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano, Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999.
LIPOVETSKY, G. & SERROY, J. A Cultura-Mundo: Resposta a uma Sociedade Desorientada. Lisboa: Edições 70. 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. A Tela Global. Porto Alegre: Sulina, 2009.
________. Metamorfoses da Cultura Liberal. Porto Alegre: Sulina, 2004.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tomo I. Campinas: Papirus Editora; 1994.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SIBILIA, P. O show do eu, a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SIMONDON, G. On The Mode of Existence of Technical Objects. London: University of Western Ontario, 1980.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. EDITORA HUCITEC. São Paulo, 1985.
__________. Imagem e Conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.