Paroxismo das câmeras cotidianas

Desafios narrativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.223

Palabras clave:

Cámaras, Paroxismo, Narración, Conocimiento

Resumen

Este ensayo propone discutir la proliferación excesiva de registros de imágenes en la sociedad contemporánea, presentando el concepto de paroxismo y las dificultades de producir conocimiento histórico futuro, considerando la extrapolación de los límites de la narrativa lineal. Reflexiona sobre la reformulación de la idea de la narración, considerando la dimensión de la disposición material de los objetos técnicos, la profusión del registro como una extrapolación de la memoria y la reelaboración de las herramientas interpretativas tradicionales.

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Biografía del autor/a

Angela Maria Meili, Universidade Estadual do Paraná

Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (Campus União da Vitória). Doutora em Comunicação Social, em 2015, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu tese sobre a circulação de cinema nas redes BitTorrent, pirataria e cinefilia (fomento CAPES). Seu campo de conhecimento concentra-se nas áreas relacionadas à mídia, tecnologia, cultura e linguagem. Tem estágio doutoral em Film Studies na University College of Cork (Irlanda), realizado em 2013 (fomento CAPES). Mestre em Linguística, em 2008, pela Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu dissertação sobre linguagem e apropriações tecnológicas nas práticas de TV Livre (fomento FAPESP). Licenciada em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, em 2005, onde fez Iniciação Científica na área de Linguística Aplicada (fomento CNPq).

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Meili, A. M. (2021). Paroxismo das câmeras cotidianas: Desafios narrativos. Revista ALCEU, 21(43), 177–190. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.223