A produção do “aovivismo”:

música, tecnologia e performance midiatizada em tempos de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.246

Palavras-chave:

Música ao vivo, Performance, Tecnologia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a noção de performance no campo da música ao vivo, a partir de uma abordagem comunicacional, tendo como caso de estudo a tendência de produção de apresentações através das redes sociais durante o isolamento social adotado no combate à proliferação do novo coronavírus. Questões sobre a mediação tecnológica e documentação da performance; o “aovivismo” e temporalidades complexas dos produtos midiáticos; usos das redes sociais e novas interações entre músicos e fãs são alguns temas abordados para tentar entender o lugar da música ao vivo dentro da cultura midiática atual. Muito além de tentar entender a performance midiatizada como uma faceta oposta da performance incorporada e presencial, busca-se uma visão ampla que contemple a ação de indivíduos e tecnologias, buscando uma perspectiva que construa a música ao vivo contemporânea a partir de elementos não, necessariamente, musicais.

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Biografia do Autor

Victor de Almeida Nobre Pires, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão. Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e Mestrado em Comunicação pelo PPGCOM/UFPE (2013). Pesquisador membro do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (LAMA/UFPE) e do Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPOLITICs/UFAL). 

Publicado

2021-09-29

Como Citar

de Almeida Nobre Pires, V. (2021). A produção do “aovivismo”:: música, tecnologia e performance midiatizada em tempos de isolamento social. ALCEU, 21(44), 152–171. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.246

Edição

Seção

Artigos